Voxel

Suposto Jailbreak do PS4 é uma fraude e não dá certo

Último Vídeo

Caros leitores do BJ, postamos nessa segunda-feira a infeliz notícia de que um suposto Jailbreak do PS4 já havia sido descoberto. Tudo indica, no entanto, que a notícia tem caráter falso, pois o usuário Reckz0r, que se diz um ex-membro do notório Anonymous, é um charlatão das antigas. O destravamento descrito por ele envolve o download de arquivos supostamente armazenados em um site para depois serem instalados no PS4 em modo de segurança, com tutorial e tudo, como vocês puderam conferir. A notícia que o BJ postou foi atualizada e corrigida.

Ocorre que, após uma investigação realizada pelo Arena IG, tudo não passa de ilusão sensacionalista. Ao tentar baixar os arquivos indicados por Reckz0r, o usuário recebe a mensagem de que eles não existem mais ou foram removidos devido à violação de direitos autorais – exatamente a mesma mensagem que aparece para qualquer nome que você inventar após a URL https://depositfiles.com/files/.

O Arena IG reporta que, se os arquivos realmente existissem e funcionassem, alguém já os teria baixado, testado e, no mínimo, armazenado em outros servidores. Mas a verdade é que, segundo o portal e de acordo com pesquisas realizadas pelo BJ, não há onde encontrar esses arquivos na internet e tampouco existem provas de que eles realmente funcionem, mesmo três dias após a publicação do autor.

Apenas para discorrer um breve panorama de Reckz0r, o "hacker" (com as devidas aspas deliberadamente inseridas) é conhecido por disseminar notícias falsas de invasões de sua autoria a grandes sites e sistemas. A suposta invasão à Xbox LIVE, no começo deste ano, morreu na praia. O site da CNN, que teria sido invadido também por Reckz0r, não sofreu um "arranhão" sequer. O site Cyber Wars News, especialista em notícias de cyberativismo, crava que nada disso jamais aconteceu. Aliás, o veículo classifica Reckz0r como um "ladrão".

Portanto, neste momento, o Jailbreak do PS4 deve ser absolutamente considerado uma fraude, uma ilusão, uma invenção da internet que dissemina e distorce práticas comuns para tomar holofotes desnecessários e, de certa forma, denegrir a imagem de uma determinada empresa (Sony, nesse caso).

O BJ se desculpa por quaisquer informações que eventualmente ficaram distorcidas ou mal-entendidas e se coloca à disposição para investigar o caso mais a fundo. Postaremos as novidades conforme surgirem.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.