Pizzaria do Vale do Silício começa a usar robôs na produção das pizzas

1 min de leitura
Imagem de: Pizzaria do Vale do Silício começa a usar robôs na produção das pizzas
Imagem: outerspace

Robôs já estão em praticamente todos os setores da indústria, mas eles ainda não são populares em restaurantes. Alex Garden, de 41 anos, está esperando se tornar o primeiro a popularizar essa ideia. Ele criou uma pizzaria chamada Zume, em Mountain View, nos EUA, que monta suas pizzas com a ajuda de robôs.

Com isso, ele espera reduzir os custos com funcionários e tornar o negócio mais lucrativo mesmo tornando o preço das pizzas mais baixo. No momento, sua “linha de montagem” de pizzas tem apenas dois robôs: Martha é responsável por espalhar o molho na massa, e Bruno coloca todas elas no forno.

Martha, a robô responsável pelo molho.

A parte da preparação da massa e da montagem dos ingredientes ainda é feita por humanos, mas eles não precisam ser pizzaiolos experientes para fazer esse serviço. No futuro, Garden espera automatizar ainda mais o processo produtivo e tornar o negócio mais economicamente viável.

Bruno, o robô que coloca todas as pizzas no forno.

Em breve, as pizzas também serão assadas a caminho do cliente, dentro de um furgão que conta com dezenas de “minifornos”. Quando ele se aproxima do endereço da entrega, o forno automaticamente liga e termina de assar o produto na hora que o motorista para na frente da casa de quem fez o pedido através do app da Zume. Isso, entretanto, ainda não foi aprovado pelo conselho regional de vigilância sanitária, mas deve estar liberado para funcionar em breve.

As pizzas serão assadas a caminho do cliente

Garden já foi chefe da Xbox Live na Microsoft e, recentemente, deixou o cargo de CEO na Zynga para criar seu próprio negócio. Ele contratou alguns engenheiros, designers e nutricionistas para ajudar a levar o negócio para frente.

Na sede da Zume, há uma grande cozinha com áreas separadas para humanos e robôs, um escritório onde trabalham boa parte do pessoal e uma oficina onde são montados e desenvolvidos os equipamentos únicos da pizzaria, os quais já foram patenteados pela empresa.

Alex Garden, criador da Zume

Por enquanto, segundo apurou a Bloomberg, ainda não há planos de expansão para mais cidades nos EUA, mas ideia já tem atraído grandes agências de investimento, como a Google Ventures. Isso quer dize que, em algum tempo, uma rede como a Zume pode se tonar um grande negócio, quem sabe até global.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.