Samsung pretende lançar sensor de câmera com 600 MP

1 min de leitura
Imagem de: Samsung pretende lançar sensor de câmera com 600 MP
Imagem: Pixabay
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Na terça-feira (21), em um artigo assinado por Yongin Park, executivo chefe da divisão de sensores da Samsung, a fabricante sul-coreana demonstrou interesse em lançar um sensor de câmera que ultrapassa a capacidade que pode ser captada pelo olho humano: 600 megapixels de resolução.

De acordo com Park, o olho humano é capaz de captar imagens com até 500 MP. Essa capacidade está bem acima do padrão dos sensores de câmeras DSLR (40 MP) e da maioria dos smartphones topo de linha que temos hoje (12 MP).

No entanto, no ano passado, a Samsung foi a primeira empresa anunciar um sensor de 64 MP. Seis meses depois, a companhia já anunciava um sensor de 108 MP, que equipa o Galaxy S20 Ultra.

Sensor de 108 MP da Samsung (Fonte: GSM Arena/Reprodução)Sensor de 108 MP da Samsung (Fonte: GSM Arena/Reprodução)Fonte:  GSM Arena 

600 MP e tecnologia de pixel avançada

Os sensores de maior resolução da Samsung possuem tecnologias que permitem que os pixels sejam combinados na hora de capturar as imagens. Essa combinação resulta em uma resolução inferior à capacidade máxima, porém multiplica a habilidade que o sensor tem de captar a luz. Em outras palavras, a tecnologia faz com que a câmera entregue uma imagem com ótimo nível de detalhes e com qualidade de sombras e cores superior à média, mesmo em condições de má iluminação ambiente.

A Samsung também foi a primeira empresa a apresentar sensores de imagem com pixels de apenas 0.7µm, quando a indústria dizia que o limite de tamanho de um pixel seria 0.8µm.

Seguindo esta linha de inovação, a Sammy quer ir além do que alguns especialistas consideram possível, até chegar ao sensor de 600 MP, que também será capaz de reduzir a resolução final das imagens para oferecer qualidade superior.

Sensores para outros dispositivos

A princípio, o sensor de 600 MP da Samsung não seria destinado aos smartphones. A companhia pretende atuar em segmentos onde os sensores de imagem estão se tornando essenciais, como dispositivos IoT, drones e veículos autônomos.

Adicionalmente, sensores que captam luz ultravioleta e ondas infravermelhas podem ser úteis em segmentos como a saúde e a agricultura, por exemplo. Para os smartphones, há rumores de que a Sammy já esteja desenvolvendo um sensor de 150 MP.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.