Voxel

Teletransporte e congelamento do tempo em Lightning Returns: Final Fantasy 13

Último Vídeo

Img_normal

O terceiro e último capítulo da saga de Lightning vai contar com recursos nunca vistos até então na franquia de Final Fantasy. Teletransporte, a possibilidade de congelar o tempo e mais liberdade no modo de exploração ao mundo aberto são algumas das novas características de Lightning Returns: Final Fantasy 13.

Em entrevista ao portal japonês Dengeki, Yuji Abe, diretor de design do game, afirmou que “passos largos” serão dados neste título. Em resumo, o executivo disse que um fluxo estável de jogatina, mas que conta ainda com as tradicionais mudanças graduais de nível do personagem, é também outro ponto de destaque em Lightning Returns.

Contudo, o grande ponto da vez é o recurso de GP, conforme explica Yuji. “O indicador na parte inferior esquerda da tela chama-se GP, que é um tipo de ‘sistema de conveniência’. Ele pode ser usado durante as batalhas para [a realização] de teletransportes a áreas específicas do cenário ou até mesmo para parar o tempo”.

Fonte da imagem: Reprodução/Dengeki

E por que elaborar um mecanismo assim? “Se há muita coisa acontecendo (e você não tem tempo suficiente [para lidar com todas elas], será possível congelar o tempo). Assim, o GP vai ser usado sem qualquer hesitação, deixando seu jogo mais fácil”, completa o diretor. Podemos esperar inimigos poderosos e desafios provocadores em Lightning Returns: Final Fantasy 13? Certamente.

E detalhe: se você acha que telas de carregamento de fases serão elementos característicos neste jogo, pense outra vez. Yuji Abe deixou claro que tudo deverá rodar em tempo constante; as únicas pausas vão acontecer nos momentos de teletransporte e de realocação do personagem a outros cenários e eventos do título.

Personagem

Uma das questões levantadas pelo entrevistado foi a possibilidade de zerar o jogo sem participar de batalhas regulares. “Acredito que fazer isso será difícil. Mas Lightning vai ser capaz de subir de nível através do cumprimento de eventos-chave – que vão aumentar os parâmetros [da personagem]”, disse Yuji.

Atrás dos bastidores

De acordo com o diretor, dois pontos foram deliberadamente estabelecidos pela equipe de desenvolvimento do jogo. Primeiramente, e conforme já se especulava, será bastante difícil acessar todas as áreas do cenário em um primeiro jogo neste último capítulo da saga de Lightning; contudo, o máximo de locais passíveis de exploração será deixado à mostra aos jogadores.

Img_normal

“Vai ser difícil que uma cobertura de 100% seja feita pelos gamers. Mas acredito que cerca de 90% de todas as áreas estarão visíveis ‘em um primeiro momento’”, comenta o executivo em alusão ao “passo largo” dado, desta vez, pela Square Enix.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.