Novo ransomware só devolve seus dados se você bater o recorde de um jogo

1 min de leitura
Imagem de: Novo ransomware só devolve seus dados se você bater o recorde de um jogo

O ransomware é uma forma de golpe virtual que não para de crescer, mas todos operam de forma parecida: seus dados são "sequestrados" (normalmente protegidos por criptografia) pelo invasor e só há a devolução mediante pagamento em dinheiro. Só que uma nova e criativa forma de resgate foi descoberta por aí — e não estranhe se ela virar moda.

Ele se chama rensenware, uma mistura do nome original do golpe com a palavra "rensen", que em japonês significa "séries de batalhas". Em vez do dinheiro, tudo o que a pessoa precisa fazer é atingir 200 milhões de pontos no nível "Lunatic" no jogo TH12 ~ Undefined Fantastic Object.

Parece moleza? Então confira o gameplay abaixo e veja como desembolsar alguns dólares talvez seja menos doloroso. O aviso ainda diz que, se você tentar trapacear no ou fingir que conseguiu a pontuação, terá que sofrer consequências terríveis.

Calma, é só uma brincadeira!

Na verdade, esse ransomware não é fruto de um grupo hacker criminoso ou algo do tipo. O criador atende pelo apelido de Tvple Eraser e criou o programa como uma brincadeira.

No fim das contas, isso não passa de uma piada com a comunidade Touhou Project Series, franquia da qual TH12 faz parte. Ele então disponibilizou o código da brincadeira para que fosse possível "infectar" outras pessoas. Em seguida, ele mesmo soltou uma ferramenta capaz de manipular a pontuação e permitir a liberação de dados sem a necessidade de bater o recorde impossível (mas ainda pedindo o jogo instalado).

Só que o jogo pode virar

Eraser pediu desculpas e disse que a intenção dele nunca foi disseminar um programa com más intenções — e é bem possível que isso seja verdade. Ele nunca tentou enganar pessoas e deixava bem claro o tom bem-humorado da ferramenta.

Só que, ao distribuir isso pela internet, ele está dando uma arma poderosa que pode cair nas mãos de gente mal-intencionada. Quem garante que essa ideia de fazer um jogo impossível como ransomware (ou até modificar um pouco o código original para impedir o uso do "antídoto") não pode virar moda daqui para frente? O rapaz pode ter criado sem querer uma nova e ainda mais irritante forma de um ataque que já dá muita dor de cabeça a vítimas e especialistas em segurança do jeito que existe hoje.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.