Home office: 5 dicas para trabalhar em casa com crianças

2 min de leitura
Imagem de: Home office: 5 dicas para trabalhar em casa com crianças
Imagem: Hero Images

Em meio à pandemia do coronavírus, muitas empresas brasileiras já implementaram o home office. Trabalhar em casa é uma das medidas adotadas para tentar frear o crescimento do número de infectados, mas os pais não estão sozinhos nessa jornada remota: as crianças também estão afastadas das escolas. As aulas foram suspensas nas redes estadual e municipal de diversos estados, enquanto escolas particulares tentam manter uma rotina de estudos online.

Normalmente, essa seria uma situação em que os avós entrariam em cena para ajudar a cuidar das crianças. No entanto, a covid-19 é especialmente letal para os idosos, por isso as famílias estão sendo forçadas a manter os mais velhos isolados para sua própria segurança.

Trabalhar em casa quando as crianças estão por perto pode ser difícil. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que o período de home office dos pais seja produtivo e saudável.

1. Seja sincero

É importante deixar claro para o seu empregador que seus filhos estão em casa, pois assim eles estarão cientes e preparados para possíveis interrupções repentinas.

No entanto, a regra também se aplica às crianças: tenha uma conversa franca e explique a elas que trabalhar em casa significa que você realmente está trabalhando. Para elas, a situação atípica pode parecer um fim de semana comum ou até mesmo férias.

2. Seja flexível

É comum que os pais limitem o tempo que as crianças podem passar na frente de telas como TV, smartphones, tablets e computadores. Contudo, em casos extremos como o do momento em que vivemos, é interessante considerar a possibilidade de flexibilizar esse tempo para se ajustar aos compromissos profissionais.

Começar um filme antes de uma ligação importante de trabalho é uma das formas de entreter os pequenos durante pouco mais de 1 hora, por exemplo. Mas lembre-se de explicar que essa é uma medida temporária.

3. Faça turnos

Se você conta com outro adulto na casa para dividir os cuidados das crianças durante o período de trabalho remoto, crie turnos. Dessa forma, cada um pode trabalhar no horário estipulado, enquanto o outro se responsabiliza pelos pequenos.

Alguns momentos específicos também podem ser uma saída para que todos se organizem: antes de as crianças acordarem, durante os cochilos e depois que elas vão para a cama.

4. Babás virtuais

Se você é mãe/pai solo nessa missão do home office, aproveite a tecnologia a seu favor. Convoque avós, tios, primos e amigos para ter encontros virtuais com as crianças para ler, brincar, cantar ou dançar juntos enquanto você trabalha.

5. Atividades que não exigem supervisão

Atualmente, é fácil configurar o controle parental em aparelhos eletrônicos como computadores, smartphones ou tablets. Esse tipo de recurso permite acompanhar o que as crianças estavam acessando ou jogando na máquina, definir um tempo de uso e limitar o acesso a determinados programas e sites.

Ao usar esse recurso, você pode deixar as crianças livres para jogar ou fazer outras atividades online sem se preocupar com acessos inapropriados.

Tem mais alguma dica para facilitar a vida dos pais que precisam trabalhar de casa? Deixe sua ideia nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.