Como jogar Valorant: dicas básicas para iniciantes

8 min de leitura
Imagem de: Como jogar Valorant: dicas básicas para iniciantes
Imagem: Riot Games

Valorant, o novo jogo de tiro online entre as equipes da Riot, parece simples em sua superfície, mas dominá-lo é uma empreitada de centenas ou até milhares de horas de treino. Para você que está chegando agora ao mundo do FPS, preparamos um guia com dicas essenciais para seus primeiros passos, um tutorial com tudo que você precisa saber para começar a vencer partidas e evoluir como jogador!

Qual é o objetivo de Valorant?

Em Valorant, vence o time que chegar primeiro aos 13 pontos. A condição para pontuar depende apenas de uma variável: caso seu time esteja no ataque, você precisa escoltar uma bomba até os pontos marcados no mapa com as letras "A", "B" ou "C", todos dentro da base rival. Desde que a bomba seja detonada dentro do limite de tempo, o seu time marca um ponto, mesmo que nenhum personagem sobreviva.

Toda rodada começa com uma fase de compras na qual você abastece suas armas e poderesToda rodada começa com uma fase de compras, na qual você abastece suas armas e seus poderes.Fonte:  Riot Games 

Já se o seu time estiver na defesa, precisa a todo custo impedir a detonação da bomba. Nessa equipe, você ainda tem chances de vitória mesmo que a bomba seja plantada, considerando que você ainda pode desarmá-la. Para plantar a bomba ou desativá-la, basta se aproximar dela e segurar o botão “4” no teclado.

Lembre-se de que muitas vezes pode ser uma boa decisão sobreviver mesmo que a rodada esteja perdida; afinal, você pode levar seus itens e armamentos para o round seguinte sem precisar fazer novas compras.

Quando perder uma rodada, fique escondido e não deixe o outro time matar você, pois com isso é possível economizar uma graninha. No ataque, não se esqueça do grande raio de explosão da bomba depois de armada, então corra para longe na hora da detonação para não morrer.

Compre as armas certas

Valorant apresenta um vasto arsenal em seu lançamento, com 17 opções de armas para escolher, em diferentes faixas de preço. Uma arma não é necessariamente melhor apenas por ser mais cara, portanto vale a pena analisar o contexto dos jogos o tempo todo para decidir o que funcionaria melhor para você. Por exemplo, em um mapa cujas lutas acontecem normalmente em longos corredores, não é muito inteligente comprar uma escopeta, já que elas causam um bom dano só nos combates de curta distância. Deixe as escopetas para ambientes mais claustrofóbicos.

Você pode segurar a tecla Shift para andar sem fazer barulhoVocê pode segurar a tecla "shift" para andar sem fazer barulho.Fonte:  Riot Games 

Gaste alguns minutos na arena de treino apenas praticando com cada uma das armas, pois elas têm diferentes taxas de disparo e recuos. Na maioria das situações, o spray determina o resultado das lutas, consequentemente saber atirar com precisão faz toda a diferença. O dano causado pelas armas também varia dependendo da parte do corpo atingida: tiros na perna são os mais inofensivos e causam pouco dano, enquanto tiros no tronco causam danificações intermediárias. O máximo de letalidade acontece com os tiros direcionados na cabeça, então tente dar headshots sempre que possível.

Tenha em mente também a distância em que as armas são mais ou menos eficazes. As balas dos rifles sniper de longa distância causam o mesmo dano tanto em combates a 1 metro de distância como em lutas a 50 metros, enquanto as pistolas e submetralhadoras variam seu impacto dependendo de onde o inimigo estiver, normalmente perdendo efetividade a partir dos 10 ou 20 metros, a depender da arma escolhida.

Se você sobreviver a uma rodada, leva seu equipamento atual de graça para a rodada seguinteSe você sobreviver a uma rodada, leva seu equipamento atual de graça para a rodada seguinte.Fonte:  Riot Games 

Durante a fase de compra antes de cada rodada, não se esqueça de comprar armaduras! A mais leve custa 400, e a mais pesada custa 1000. Ambas diminuem o dano causado pelos disparos dos inimigos, mas priorize a armadura pesada para ter mais chances de sobreviver nas trocas de tiros. Só tome cuidado, pois, mesmo vestindo a melhor das armaduras, você não está livre de morrer com apenas um tiro na cabeça bem dado pelas armas mais fortes do jogo.

Comunique-se sempre

As partidas são realizadas entre equipes de cinco jogadores que precisam trabalhar em conjunto para superar seus adversários. Há diversas abordagens possíveis, tanto para defender sua base como para atacar o objetivo e plantar sua bomba com sucesso e, salvo uma grande disparidade de habilidade entre os jogadores, o time vencedor será aquele que conseguir planejar e executar melhor seus movimentos.

Há uma máxima de jogos em equipe que diz “qualquer plano é melhor do que nenhum plano”, então jogue sempre com o voice ligado para informar seus aliados sobre os eventos relevantes e ouvir as suas calls. A qualquer momento você pode apertar "esc" e acessar o "menu de opções de configurações de áudio" para ligar ou desligar o chat em equipe. Se todos estiverem falando para atacar juntos o ponto A, não adianta correr sozinho para o B. Se você avistar um certo número de inimigos em algum ponto, diga para seus aliados tomarem cuidado e compartilhe o máximo de informações possível.

Use o chat de voz para armar estratégias e combinar por qual lado vocês irão atacar ou se defenderUse o chat de voz para armar estratégias e combinar por qual lado vocês atacarão ou se defenderão.Fonte:  Riot Games 

Todos os mapas apresentam mais de um ponto em que é possível montar a sua bomba. Logo, você pode dividir a sua equipe ao meio — separando as metades nos dois lados do mapa (uma em cada um) para aumentar a área coberta — ou "rushar" para um único ponto ao lado de todos os seus companheiros a fim de surpreender e vencer as lutas com vantagem numérica — um tática de alto risco e alta recompensa, já que você pode perder a rodada imediatamente caso perder seu esquadrão todo de uma vez.

Descubra sua classe

A versão original de Valorant conta com 10 heróis distintos, e cada um deles faz parte de 1 das 4 classes do jogo: Controller (Viper, Omen e Brimstone), Sentinel (Sage e Cypher), Initiator (Sova e Breach) e Duelist (Raze, Phoenix e Jett). Uma boa equipe inclui heróis de todos os tipos e tira o máximo proveito das características de todos eles.

Os Controllers servem para gerenciar os espaços e criar oportunidades vantajosas para seu time. A viper, por exemplo, consegue criar uma área de gás venenoso que causa dano a todos que passam por ela. Já os Sentinels são mais focados em defesa e em segurar posições já conquistadas. Se você jogar com a Sage, pode usar seus poderes de cura para recuperar o HP de seus aliados, enquanto o Cypher instala armadilhas para pegar inimigos desavisados.

Experimente todas as classes e personagens até achar o seu mainExperimente todas as classes e personagens até achar o seu main.Fonte:  Riot Games 

Os Duelists são os heróis mais focados em causar dano, donos dos talentos mais agressivos. Phoenix consegue invocar paredes e áreas de fogo que tiram a vida dos rivais, enquanto a Raze abusa de suas armas explosivas. Por fim, os Initiators, como o nome indica, são mais recomendados para criar oportunidades de começar bem as lutas. Jogando com o Sova você consegue invocar drones para sobrevoar as áreas ou mesmo ativar flechas de reconhecimento que revelam o posicionamento do outro time.

O mais importante é jogar com a classe que melhor se encaixa no seu perfil de jogo. Caso o seu macro seja sua maior virtude (com bom conhecimento do mapa, a habilidade de ler bem o posicionamento rival e conseguir criar vantagens usando posicionamento) jogue como Controller ou Sentinel. No entanto, se o seu forte é mesmo o micro, com disparos precisos e boas chances de conseguir o clutch, carregando o time com seus reflexos apurados, opte por Duelists ou Initiators.

Ao apertar Q jogando com a Sage, você cria um terreno que deixa todos mais lentosAo apertar "Q" jogando com a Sage, você cria um terreno que deixa todos mais lentos.Fonte:  Riot Games 

Domine as habilidades dos heróis

Todos os personagens de Valorant têm habilidades especiais e ults (ou supremas) próprios. Para poder utilizar esses talentos, não basta somar dinheiro, você precisa achar os orbs espalhados pelo mapa e então segurar a tecla "F" próximo a eles para apanhá-los e ganhar um ponto. Quando você tiver pontos suficientes, basta teclar "X" para acionar sua habilidade.

Segure a tecla F perto dos orbes para ganhar um valioso ponto de UltSegure a tecla "F" perto dos orbes para ganhar um valioso ponto de ult.Fonte:  Riot Games 

Com a suprema do Phoenix, você aciona um marcador em sua localização atual e pode partir para o ataque sem medo, pois, caso você morra, renascerá no local marcado, tal qual uma fênix. A suprema da Jett também é bastante ofensiva, pois ela invoca uma série de facas que podem ser arremessadas com alto dano. Caso você consiga matar alguém, seu estoque de facas é renovado. Você também pode clicar com o botão direito do mouse para jogar todas as suas facas de uma só vez!

O poder da Viper é gerar uma grande nuvem tóxica que permanece ativa até a Viper sair dela. Caso algum inimigo entre na área marcada, ele ficará visível e em destaque para a heroína. Já o especial do Sova é perfeito para matar inimigos escondidos atrás de paredes, pois ele dispara até 3 grandes flechas de energia que ultrapassam tudo em seu caminho, de um extremo ao outro do mapa, em linha reta.

O ult da Jett permite jogar adagas em seus rivais. Se matar alguém, ganha novas adagasO ult da Jett permite jogar adagas em seus rivais. Se matar alguém, ganha novas adagas.Fonte:  Riot Games 

O poder do Cypher é um dos mais interessantes, pois você precisa se aproximar de um cadáver para ele revelar qual é a localização de todos os seus aliados que ainda estão vivos. Já o Brimstone ativa um monitor com o mapa da partida em destaque e, então, você pode escolher um ponto para bombardear e aniquilar tudo que tiver ao redor.

Com a Sage você pode reviver qualquer aliado caído, desde que ela esteja próxima de seu cadáver. Só tome cuidado, pois o processo demora alguns segundos para ser concluído, então evite fazer isso em áreas muito abertas. Já Omen consegue se teleportar imediatamente para qualquer outro ponto do mapa e, caso morra ao chegar, retorna sem problemas ao ponto original de onde partiu.

A brasileira Raze ganha um lança-foguetes que causa um gigantesco dano em área no impacto. Por fim, Breach equipa um explosivo que, ao ser disparado, causa um terremoto na área marcada em cone, derrubando todos que estiverem em seu caminho, facilitando os abates em equipe.

Tenha calma e paciência, pois Valorant é um jogo de eSports muito exigente, que premia os jogadores mais competitivos e persistentes. Leva muitas horas até você conseguir fazer a diferença nas lutas, então se divirta aprendendo e não tenha vergonha de errar no começo!

Como jogar Valorant: dicas básicas para iniciantes via Voxel

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.