Google está construindo seu próprio celular Android e ele é demais

1 min de leitura
Imagem de: Google está construindo seu próprio celular Android e ele é demais

Meus amigos, o futuro é maravilhoso: se você ainda não viu ou não conhece o Ara, ele era um projeto um pouco "utópico" da Google focado em desenvolver um smartphone totalmente modular. Isso significa que você pode alterar peças-chave do hardware, como câmera, processador, armazenamento interno e memória RAM, por exemplo. Agora, de acordo com a própria companhia, o Ara saiu dos sonhos e já tem até uma data para chegar ao mercado: 2017.

A revelação aconteceu durante o Google I/O 2016 com a equipe de desenvolvimento do Ara confirmando que o smartphone Android já não faz mais parte do laboratório de pesquisa ATAP. Ou seja, o celular futurístico está sendo lidado como um produto da própria Google. O Ara, agora, tem uma divisão própria.

A Google vai lançar um smartphone próprio, com hardware próprio

Quem vai comandar essa nova fase do Ara é Rick Osterloh, líder de hardware na Google e ex-presidente da Motorola. Isso também significa que um marco para a companhia: é a primeira vez que a Gigante das Buscas vai lançar um smartphone próprio, com hardware próprio. Se você pensou nos aparelhos Nexus, lembre-se que eles foram fabricados por parceiras como LG, HTC e Huawei, não pela própria Google.

Com vocês: Ara

Um protótipo do Ara foi mostrado hoje e ele realmente está como todos nós esperávamos: completamente modular. As peças modulares até funcionam integradas com o Google Assistant/Now: você pode dizer "ok, Google, ejete a câmera" e realizar a troca de maneira fácil. Veja o vídeo abaixo para entender visualmente o processo:

Módulos para que te quero

Ao que parece, o Ara vai contar com seis módulos conectados ao Unipro, uma porta proprietária de padrão aberto e transfere até 11,9 gigabits por segundo — e em ambos os sentidos.

Se você estava acompanhando a história do Ara, a notícia vem como comemoração. O protótipo está pronto e os kits para desenvolvedores começam a sair ainda neste ano (para o consumidor, lembrando, apenas em 2017).

Golpe duro na concorrência? Será que a Google vai revolucionar o mercado de smartphones? Além disso, seria o Ara um smartphone para mostrar toda a potência mobile da companhia e deixar os produtos iOS comendo poeira? Em breve, saberemos todas essas respostas. Enquanto isso, você pode dar a sua opinião nos comentários.

O que você achou do ARA? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.