Sem bagunça: 8 dicas para organizar de uma vez por todas sua vida digital

7 min de leitura
Imagem de: Sem bagunça: 8 dicas para organizar de uma vez por todas sua vida digital

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, o que acaba resultado em pontos positivos e negativos para o nosso dia a dia. Além de uma conta de email, as pessoas possuem registros em redes sociais, sites de streaming de música/vídeo, fóruns, sites de notícias e uma infinidade de outros serviços. Todas essas ferramentas facilitam a nossa vida de uma forma ou de outra, e é por isso que geralmente recorremos a elas.

Entretanto, o aspecto negativo dessa "digitalização" é o aumento crescente da bagunça que se instaura em nossas mentes. Afinal, como gerenciar cada um desses serviços e se lembrar de senhas, códigos, tarefas, procedimentos, lugares, contas e tudo o que estiver relacionado com a sua vida digital? O TecMundo sabe o quanto é complicado lidar com todas essas questões, portanto separou 8 dicas úteis para você se organizar de uma vez por todas. Confira!

1. Utilize um gerenciador de senhas

Uma das melhores formas de não se perder em meio a tantas senhas de acesso é utilizar um gerenciador para guardar todos esses códigos. Mesmo para uma pessoa que utilize o computador/smartphone/tablet ou outros dispositivos com pouca frequência, ainda é necessário memorizar o password de pelo menos três ou quatro serviços/ferramentas. Isso sem mencionar as senhas de bancos ou outros cartões. Por isso, o uso de gerenciadores é justificado para qualquer um que queira organizar sua vida digital.

Para a nossa sorte, há uma grande variedade de opções disponíveis para esse fim. As nossas sugestões são: KeePass, PasswordBox Gerenciador de Senhas, LastPass, Dashlane, Norton Identify Safe e RoboForm. Cada um desses programas possui suas particularidades, além de pontos positivos, negativos e um público recomendado. Para saber mais sobre essas alternativas, confira nosso artigo completo sobre cada um desses softwares.

Usar um gerenciador de senhas é uma dica valiosa para não se perder em meio a tantos códigos

2. Centralize os seus arquivos na nuvem

O problema com arquivos começa a ficar complicado quando o usuário passa a utilizar mais de um dispositivo por vez. Quando você está trabalhando em um projeto no seu computador pessoal, na máquina do trabalho e em seu smartphone, é fácil se perder e não saber qual é a versão final do arquivo que você precisa abrir para continuar suas atividades.

Uma solução que já está disponível há muito tempo no mercado é o armazenamento na nuvem, que sincroniza todas as versões dos arquivos em um único lugar: a internet. Assim, se você começou a editar um arquivo enquanto ainda estava no trabalho, saberá exatamente onde encontrá-lo – atualizado – quando chegar em casa.

Nessa categoria, há uma grande quantidade de programas e serviços que podem ajudá-lo. As opções tradicionais são Google Drive (oferece 15 GB gratuitos), Dropbox (2 GB) e o OneDrive (15 GB), mas há muitas outras alternativas, como ADrive (50 GB), Amazon Cloud Drive (5 GB), Apple iCloud Drive (5 GB), Box (10 GB), Copy (15 GB), Hive (ilimitado), IDrive (5 GB) e Mega (50 GB).

Serviços de armazenamento na nuvem podem resolver o problema de quem se perde com os arquivos

3. Sincronize os contatos de suas contas

A bagunça dos contatos é outro problema que acomete a maioria dos usuários. Para saber se você sofre desse mal, basta pegar o seu smartphone e verificar a origem de cada pessoa registrada em sua agenda. Alguns estarão vindo do próprio chip SIM, outros do WhatsApp, alguns do Skype, um tanto do email, outro tanto de outra conta de email, e o restante são os seus amigos no Facebook. Aí é possível perceber que encontrar alguém é um verdadeiro desafio.

A bagunça dos contatos é outro problema que acomete a maioria dos usuários

Para lidar com esse problema, uma das melhores alternativas é utilizar o seu serviço de email principal para organizar os seus contatos. O Gmail, por exemplo, permite cadastrar as pessoas e diversos campos para contemplar todas as características desse contato. Além do nome e do telefone, é possível adicionar foto, apelido, nome e sobrenome fonético, empresa, cargo, endereço, data de nascimento, site, relacionamento, campo personalizado e até observações.

Outra possibilidade bastante útil, disponível na maioria dos serviços de email, é mesclar os contatos, unindo o perfil da rede social, WhatsApp, telefone, Skype e tudo mais, em um único contato. Além disso, os serviços de importação e exportação provavelmente facilitarão muito o seu trabalho.

Se possível, concentre todos os seus contatos em um único lugar

4. Centralize compromissos em um único calendário

Como se não bastasse a bagunça dos arquivos e contatos, ainda há aqueles que também se perdem em meio aos compromissos – o que é completamente natural. Além dos recorrentes aniversários das nossas listas, também há os convites de eventos em Facebook, LinkedIn, Google+ e muitas outras redes sociais.

No caso dos calendários, é bom ficar atento, pois não são todas as alternativas que oferecem a opção de mesclar, exportar e importar compromissos

A dica aqui é exatamente a mesma no caso dos contatos: utilize um serviço único para concentrar todos os seus compromissos. O calendário da Google (Google Agenda) e da Microsoft (calendário no Outlook.com) são ótimas opções, mas há alternativas para quem quer fugir dessas sugestões principais, como Remindeo, Todoist, myMemorizer e Wunderlist.

No caso dos calendários, é bom ficar atento à opção que você vai escolher, pois não são todas que oferecem a possibilidade de mesclar, exportar e importar compromissos. Por isso, é bom experimentar cada uma das alternativas e ver qual delas se adapta melhor às suas necessidades.

A mesma dica dos contatos vale para o calendário: tente concentrar tudo em um único serviço

5. Gerencie os seus gastos com assinaturas digitais

Spotify, Apple Music, Kindle Unlimited, Netflix, Dropbox, Google Drive, serviço de hospedagem, contratação de domínio, Xbox Live, PlayStation Plus, HBO Now, Adobe Creative Clound... Não sabe para onde está indo o seu dinheiro com tantas cobranças acontecendo nos meios digitais? Há uma alternativa muito boa para controlar os seus gastos com assinaturas de diversos serviços diferentes.

O site The Wall Street Jornal criou um questionário interativo que ajuda os consumidores a saber exatamente quanto cada um está gastando somando-se todos os serviços digitais. Por enquanto, a plataforma está disponível apenas em inglês e com valores em dólar, mas já é uma boa opção para quem não tem noção de quanto investe em entretenimento digital.

Está se perdendo em meio às milhares de assinaturas digitais?

6. Use lista de tarefas

Para lidar com uma grande quantidade de tarefas ou não se esquecer de algo que passou rapidamente pela sua mente, uma dica especial são as listas, disponíveis para vários dispositivos, como smartphones, tablets e computadores. As opções tradicionais são o Google Keep, o Evernote e o OneNote, mas há alternativas interessantes para quem quer fugir do lugar comum.

O importante é sempre anotar tudo o que for necessário e que corre um risco muito grande de você esquecer. Isso vale não somente para as tarefas, mas também para listas de compras, contatos, compromissos e outras informações importantes. As listas também podem ser aliadas importantes para você se organizar de acordo com os itens anteriores nesta matéria.

Listas de tarefas são a solução para muitos problemas de organização da vida digital (e não digital)

7. Elimine o que for desnecessário

Depois de ter passado por todos os itens da lista, está na hora de se livrar de tudo que você não estiver utilizando. Encontrou códigos fracos ao implementar um gerenciador de senhas? Pare de utilizá-las e formule passwords mais fortes e inteligentes. Encontrou arquivos repetidos ou desnecessários ao sincronizar tudo na nuvem? Delete-os!

Achou contatos desatualizados ou compromissos antigos que já se passaram? Trate de atualizá-los ou mandá-los para a lixeira. Por fim, se você percebeu que está perdendo dinheiro com serviços e ferramentas que não utiliza mais, trate de cancelá-los antes que você quebre financeiramente. A simplicidade é amiga daqueles que querem organizar a sua vida digital.

Não tenha dó de eliminar o que é desnecessário

8. Relaxe

Fez tudo o que sugerimos, mas ainda está se sentindo em uma confusão sem fim? Relaxe! Saiba que só a partir do momento em que você começa a mexer na bagunça é que você descobre qual é o seu verdadeiro tamanho. Porém, não se desespere. Ter consciência do que é preciso fazer é o primeiro grande passo para organizar a sua vida digital. Sem isso em mente, você provavelmente não vai sair do lugar.

Portanto, fique tranquilo se não conseguir se organizar nos próximos dias, meses ou até mesmo anos. O mais importante é você ter a iniciativa e sempre buscar novas formas de gerenciar tudo o que acontece na sua vida digital. Tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar com a gente? Achou algum método para se organizar melhor? Conte para nós no campo dos comentários!

Relaxe!

Que dicas você daria para as pessoas que estão querendo organizar sua vida digital? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.