Zenbo, robô-assistente da ASUS que automatiza tudo na sua casa, não é caro

2 min de leitura
Imagem de: Zenbo, robô-assistente da ASUS que automatiza tudo na sua casa, não é caro

A ASUS apresentou um catálogo inteiro de produtos na conferência principal da Computex nesta segunda-feira (30), e, junto com a nova linha de smartphones liderada pelo ZenFone 3, tivemos uma surpresa. Trata-se do Zenbo, um simpático robô cheio de utilidades que pode revolucionar a sua casa.

Apresentado pelo próprio presidente da empresa Jonney Shih, o Zenbo é tido como um companheiro "inteligente, querido e sempre à disposição". Ele é capaz de tirar fotos, anotar e avisar você de recados, pesquisar e ditar receitas, servir como loja online, fazer e receber ligações e muito mais — tudo isso enquanto está conectado a absolutamente todos os dispositivos inteligentes de uma residência (de televisores e celulares a sensores da Internet das Coisas). Pense nele como uma versão mais "viva" do Google Home ou do Amazon Echo.

Mil e uma utilidades

O design do robô é uma mistura de BB-8 (de Star Wars) com Wall-E (da Pixar), sem contar o rosto com estilo de anime. A base dele é firme o suficiente para que o Zenbo role por qualquer superfície lisa, enquanto o "rosto" é uma tela sensível ao toque. A altura não parece ajustável, mas ele fica mais ou menos no nível do joelho de um adulto.

Zenbo é amigável e intuitivo com quem não é familiarizado ou veterano em tecnologias recentes

Sim, o vídeo que detalha seu funcionamento é um pouco longo demais e a direção parece um pouco amadora e clichê, mas a ideia é bem transmitida: o Zenbo está presente em toda a sua rotina e é capaz de fazer muita, muita coisa.

Veja aqui o momento em que o Zenbo apareceu na conferência da Computex 2016, funcionando "ao vivo" e impressionando o público:

Idosos e crianças são especialmente beneficiados com esse companheiro. Por funcionar com comandos de voz, o Zenbo é "amigável" e intuitivo com quem não é familiarizado ou veterano em tecnologias mais recentes. Além disso, ele é capaz de executar várias tarefas específicas, como ler histórias infantis ou ficar de olho para eventuais acidentes envolvendo pessoas mais velhas. Neste caso, como o clipe mostra, o robô faz o que está ao seu alcance: tira uma foto do ocorrido e notifica a família o mais rápido possível.

O futuro na sua casa

O Zenbo não tem uma previsão exata de lançamento, mas a expectativa é de que ele esteja disponível ainda neste ano. A ASUS Brasil tem interesse em trazer o produto para cá, mas ainda não há nada confirmado a respeito. Ele custará US$ 599 (cerca de R$ 2.160) e já acompanha a voz robótica que você aprenderá a amar ou odiar. Claro, é um valor elevado se você o considerar isoladamente, mas, pelas tarefas que executa e por ser um robô, seu preço está bem acessível no mercado internacional.

Fique de olho no TecMundo para saber tudo sobre os lançamentos da ASUS e a Computex 2016!

O que você achou do revolucionário Zenbo, o robô da ASUS? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.