Como fazer backup do seu celular Android

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como fazer backup do seu celular Android

A maioria dos dados e configurações podem ser armazenados em nuvem pelo Google e podem ser facilmente transferidos para um novo dispositivo ou recuperados caso você restaure as configurações de fábrica. No tutorial abaixo, você irá aprender a sincronizar seus dados de forma simples e automática.

Diferentes opções para o backup do Android

Dr.FoneDr.FoneFonte: Freepik

Na hora de fazer o backup de dados de um dispositivo móvel, existem diferentes alternativas de softwares e aplicativos para você utilizar. Mas para não correr riscos durante esse processo, uma dica é optar por ferramentas de qualidade comprovada.

Nesse caso, um dos softwares mais populares e seguros do mercado é o Wondershare Dr.Fone, um programa especializado em backup de arquivos que conta ainda com vários recursos úteis durante esse processo.

No Dr.Fone, o usuário consegue fazer a transferência de dados com um sistema capaz de identificar e corrigir falhas nos arquivos, além de permitir a recuperação de itens excluídos.

Assim, ao configurar seu backup do Android com as dicas abaixo, e combinar a transferência com boas ferramentas, você tem tudo para garantir a segurança dos seus arquivos.

Como configurar o backup automático do seu Android

Para realizar o backup automático, você deve ter sua conta Google principal registrada no dispositivo. Com isso, a maioria dos aplicativos da empresa (como o Gmail e o Google Calendar) terão seus dados salvos automaticamente. Basta seguir os seguintes passos:

1. Acesse o menu "Configurações" do seu dispositivo Android e clique na opção "Sistema".


2. Clique na opção "Backup".


3. Ative a opção "Fazer backup no Google Drive".


A partir de agora, seus dados serão sincronizados automaticamente com a sua conta Google, sem a necessidade de realizar o backup manualmente.

Como realizar o backup automático das suas fotos

Para arquivos como fotos e vídeos, o Google disponibiliza um aplicativo dedicado chamado Google Fotos. Ele possui algumas funcionalidades avançadas, como o reconhecimento facial e de cenários, além de um editor de fotos básico. Seu maior diferencial, porém, é o recurso de armazenamento ilimitado de fotos e vídeos em nuvem (com limite de 16 megapixels para fotos e resolução 1080p para vídeos). Aprenda abaixo a ativar o backup automático do Google Fotos:

1. Instale o aplicativo por meio da Play Store.

2. Ao abrir o aplicativo, selecione o menu no canto noroeste da tela.


3. Clique em "Configurações".


4. Clique em "Backup e sincronização".


5. Ative a opção "Backup e sincronização" e, caso deseje selecionar mais pastas para serem sincronizadas, clique na opção "Fazer backup das pastas do dispositivo".


6. Selecione as pastas adicionais que deseja sincronizar.


Pronto! A partir de agora, todas as suas fotos e vídeos serão sincronizadas com a sua conta Google e poderão ser acessadas de qualquer dispositivo Android, iOS e pelo site dedicado do Google Fotos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.