Time de Warframe removeu microtransação do jogo porque ela era muito usada
351
Compartilhamentos

Time de Warframe removeu microtransação do jogo porque ela era muito usada

Último Vídeo

No mais recente documentário do canal No Clip, a equipe de desenvolvimento de Warframe explicou as lições que aprendeu ao desenvolver um game free to play baseado em microtransações. Segundo os criadores, a intenção sempre foi criar uma experiência divertida e que não incentivasse os jogadores a gastar dinheiro demais com isso.

“O princípio que nos guia é tentar não incentivá-los para que eles não tenham que fazer muito grind para ter algo, mas também dar a eles variedade suficiente para que conseguir esses recursos seja interessante”, explicou o gerente do estúdio, Sheldon Carter. Segundo ele, isso inclui até mesmo remover certas microtransações caso os desenvolvedores sintam que ela estão sendo usadas mais vezes do que o desejado.

Exemplo disso aconteceu quando o jogo introduziu os Kubrows, mascotes virtuais que podem ajudar você em uma missão. Segundo explica Carter, os jogadores podiam pagar US$ 0,67 para alterar o padrão dos pelos da criatura, em um sistema que funciona de forma um tanto aleatória — algo que teve consequências inesperadas.

“Vimos um cara usando isso umas 200 vezes”, afirmou Carter. “E foi algo como ‘oh meu Deus, o que fizemos. Criamos uma máquina caça-níqueis’. Então, você sabe, levou alguns dias para tirarmos isso — um dia, um dia e meio. Esse é um grande arrependimento”, afirmou o gerente, que explicou que, embora o recurso tenha se mostrado bastante lucrativo, ele ia completamente contra o que Warframe pretendia ser.

Warframe

Situações como essa explicam a percepção positiva que o game tem no mercado free to play, no qual microtransações randômicas (conhecidas como mecânicas de “gacha”) são bastante comuns. No geral, Warframe oferece pagamentos para acelerar a obtenção de itens cosméticos, mas permite que os jogadores se divirtam e aumentem seus inventários de forma natural, mesmo que isso exija uma boa dedicação de tempo em alguns casos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.