A Google copiou os gestos do iPhone X com o Android P? Entenda o caso

2 min de leitura
Imagem de: A Google copiou os gestos do iPhone X com o Android P? Entenda o caso
Imagem: androidauthority

Com o lançamento do primeiro beta do Android P ontem (08), a Google mostrou ao mundo como os usuários do Android poderão navegar no sistema através de um novo conjunto de gestos. Essa novidade se assemelha muito ao que a Apple já faz com o iOS no iPhone X. Mas dá para dizer que a Google copiou a Apple nesse sentido ou estaria a Gigante de Mountain View fazendo algo diferente?

A resposta para essas duas perguntas, a partir do meu ponto de vista pelo menos, é sim. Sim, eu acho que a Google copiou a Apple ao implementar esses gestos no Android P, mas também acredito que a empresa esteja fazendo algo diferente e até mais interessante do que a Apple nesse sentido.

Não há muito o que discutir sobre a questão de quem copiou ou não copiou. A nova barra de navegação do Android P é muito parecida com a do iPhone X e também funciona de maneira similar. A Google até mesmo mudou a forma como os apps recentes são mostrados.

android p gestosNovo sistema de navegação por gestos no Android P

Mas é interessante destacar que, enquanto a Apple requer que o usuário do iPhone X faça um gesto não muito natural para acessar os apps recentes, A Google traz algo mais interessante e mais simples para o Android P. Você precisa apenas arrastar o novo botão home para o lado direito em vez de fazer um movimento para cima, parar o dedo e, então levar para a direita. Fora isso, dentro da janela de recentes, os apps do Android podem ficar ativos, permitindo interação do usuário com eles.

gestos do iPhone XSistema de navegação por gestos do iPhone X

A única coisa estranha de toda essa mudança na navegação do Android P é o fato de o botão triangular de voltar ainda existir em vários momentos na interface. Com a presença dele, a Google não alcança uma consistência visual tampouco consegue diminuir o espaço usado pela barra de navegação no fundo da tela, o que seria a meu ver a principal justificativa para sumir com os tradicionais três botões que temos até hoje no Robô.

Como estamos falando de uma versão Beta do SO, pode ser que a Google consiga se livrar do botão de voltar nos próximos meses a tempo de lançar a versão final do SO. Contudo, eu imagino que talvez a empresa resolva acabar com esse último botão mais para frente, quando os usuários do Android se acostumarem com esses novos gestos. Assim, talvez só teremos essa coerência no Android Q ou Android R.

Gestos só para quem quiser

Mas, por enquanto, esses gestos no Robô são opcionais. Quando você instala o Android P Beta em um aparelho compatível — que neste ano são vários —, é necessário ativar uma opção específica no menu de configurações para trocar os tradicionais botões pelo novo modelo. Ou seja, nem a própria Google está totalmente segura de que os usuários vão gostar disso.

Falando apenas por mim, já posso dizer que não me agrada inicialmente. Imagino que fazer esses gestos é mais trabalhoso do que simplesmente tocar em um botão persistente na interface.

Talvez quando eu usar essa versão do Android em meu próprio smartphone e teste essa novidade, eu acabe me acostumando ou até mesmo gostando das novidades. Mas, por enquanto, tenho minhas dúvidas. E você? O que pensa desse Android P com navegação emprestada do iPhone X? Acha que vai ajudar na usabilidade do smartphone?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.