Drones com “visão de raio X” enxergam através de paredes usando WiFi

1 min de leitura
Imagem de: Drones com “visão de raio X” enxergam através de paredes usando WiFi

A troca de sinais entre os dispositivos voadores consegue formar uma imagem praticamente perfeita do que há dentro das paredes sólidas

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Barbara estão desenvolvendo uma tecnologia que permite drones “enxergarem” através de estruturas sólidas, como paredes, usando sinal de WiFi. Para que o sistema funcione, é necessário usar dois drones, um emitindo sinal WiFi e outro captando. As diferenças nas ondulações dos sinais trocados conseguem indicar a forma da estrutura sólida entre eles.

O vídeo a seguir mostra um exemplo de como esse sistema pode funcionar. Nele, dois drones equipados com antenas especiais voam em torno de uma construção feita com tijolos. Voando apenas abaixo da linha onde seria possível realmente ver como é a parte de dentro, a troca de sinais entre os dispositivos voadores consegue formar uma imagem praticamente perfeita do que há dentro das paredes sólidas.

O sistema ainda está em desenvolvimento, mas já demonstra ótimos resultados. A tecnologia é perfeita para mapear estruturas físicas, como prédios ou casas, na necessidade de se realizar o resgate em alguma situação de emergência, ajudando bombeiros ou policiais a se situarem mais corretamente dentro do local.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.