XConnect da AMD quer tornar notebooks básicos verdadeiras máquinas gamer

2 min de leitura
Imagem de: XConnect da AMD quer tornar notebooks básicos verdadeiras máquinas gamer
Imagem: allcompanies

Apesar de ter ficado para trás no segmento das GPUs nos últimos anos, a AMD não está desistindo da luta. A empresa acaba de atualizar o seu driver para placas Radeon com uma novidade interessante chamada “XConnect”. Esse recurso permite que você conecte via porta Thunderbolt uma placa de vídeo para desktops externa no seu notebook “básico”.

O computador não precisa ser uma máquina gamer, mas deve contar com placas gráficas mobile das séries Radeon R9 300 ou Fury. A BIOS ainda precisa ter suporte para ACPI, o que é um tanto raro em notebooks compactos atualmente, mas pode ser resolvido com uma atualização por parte da fabricante.

A AMD demonstrou o seu XConnect, no vídeo a que você assiste acima, com um notebook Razer Blade Stealth, que pode ser adquirido com um case para placas externas Thunderbolt 3. Dentro do case, é possível montar uma série de placas AMD e, com o XConnect, conectá-las ao notebook como se você estivesse plugando um pendrive. Basta plugar o cabo e, em seguida, começa a jogar.

Sem configurar

O novo driver Radeon 16.2.2 da AMD já conta com todas as configurações necessárias para fazer a nova função funcionar, e você não precisa realizar nenhuma personalização extra. Basta instalar seus games mais pesados no notebook compacto e passar a jogar. Vale destacar que o usuário pode jogar na tela do próprio PC ou conectá-lo a um monitor externo com FreeSync.

Depois que você termina de jogar e deseja desconectar a placa de vídeo externa para tonar seu notebook portátil novamente, só é preciso acessar a bandeja do sistema, conferir o ícone do XConnect e encerrar todas as aplicações que estejam rodando na placa. Depois disso, já é possível remover o cabo Thunderbolt com segurança.

Sem reiniciar

Não é preciso reiniciar o notebook depois de conectar a placa, muito menos depois de desconectá-la. O novo driver se certifica de que isso seja totalmente “plug-and-play”. Por enquanto, entretanto, há poucas máquinas no mercado que suportam a tecnologia, mas a AMD diz que resolveu todos os problemas de software, padronizou algumas especificações de hardware e compartilhou essas informações com a indústria de notebooks. Com isso, é possível que ainda em 2016 vejamos mais aparelhos com o novo sistema.

Se você é uma dessas pessoas que carregam um notebook gamer de grandes proporções e outro mais compacto para trabalhar, certamente essa novidade vai agradá-lo. Mas será que já é possível aposentar o aparelho maior e migrar para a placa externa?

Confira todos os requisitos para usar o XConnect.

Como sei que a minha placa-mãe suporta tal placa de vídeo? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.