Parabéns, internet! Primeiro site completa 25 anos no ar

1 min de leitura
Imagem de: Parabéns, internet! Primeiro site completa 25 anos no ar

A internet completou 25 anos no sábado (06). O primeiro site a fazer parte da World Wide Web (WWW), o W3, foi um conceito desenvolvido no dia 6 de agosto de 1991 pelo físico britânico Tim Berners-Lee. Será que hoje, 25 anos depois, ele já sabia que a internet seria o principal meio de comunicação e automação da humanidade?

Vale notar que sim, na época, vários computadores já se conectavam. Porém, tudo isso acontecia por meio de linhas telefônicas. O W3 foi o primeiro site que entrou no ar com um servidor e o padrão HTTP (HyperText Transfer Protocol). Se você quiser dar uma olhada nele, o site ainda está no ar — basta clicar aqui.

Berners-Lee não recebe apenas os louros de ser a pessoa que levantou o primeiro domínio em HTTP, mas também foi o desenvolvedor do primeiro navegador e dos primeiros padrões básicos (protocolo de transmissão e linguagem de programação HTML).

86% das companhias com mais de dez trabalhadores está presente na internet

"O que fiz, qualquer um poderia ter feito", comentou Berners-Lee. "A ideia de lançar a Wolrd Wide Web era como jogar um palito de fósforo em um celeiro cheio de palha. A web se espalhou porque muitas pessoas contribuíram fortemente para que ela fosse aceita".

Ainda, o criador comentou que "a internet deve ser um espaço universal – não devemos excluir área alguma. Muitos perguntam: 'você não fica decepcionado ao ver tanta besteira na web?' Mas ninguém é obrigado a ler tudo aquilo. A internet é, no geral, apenas um reflexo da vida."

Apenas como noção, segundo a Federação Alemã das Empresas de Informação, Telecomunicação e Novas Mídias (Bitkom), 86% das companhias com mais de dez trabalhadores está presente na internet. Ou seja, fora dela, você praticamente não existe.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.