Android Nearby: conheça o novo recurso do Robô que vai facilitar sua vida

1 min de leitura
Imagem de: Android Nearby: conheça o novo recurso do Robô que vai facilitar sua vida
Imagem: linuxcentro

Google anunciou hoje que o Android Nearby começa a entrar em operação nas próximas semanas de forma gradativa em todo o globo. O recurso basicamente vai utilizar emissores Bluetooth posicionados em locais públicos — como museus, aeroportos, entre outros — para entregar notificações com informações e sugestões de conteúdo úteis em lugares específicos.

Por exemplo, se você entra em um aeroporto ou chega perto do balcão da empresa aérea com a qual vai voar, o Android Nearby lhe manda uma notificação para baixar o app dessa companhia e fazer o check-in sem enfrentar filas. Outra possibilidade seria uma pessoa entrando em um museu estrangeiro e recebendo um aviso sobre a opção de usar o app do estabelecimento para ouvir a explicação do tour em seu idioma nativo.

Os Chromecasts da Google também funcionarão como emissores Bluetooth na sua sala. Assim que você ligar o aparelho na TV, ele vai enviar uma notificação para o seu smartphone com o link para configurar o streaming automaticamente. De outra forma, você teria que baixar um app específico na Google Play, digitar um código de sincronização e tocar várias vezes na tela do smartphone.

Atualização

A liberação dessa novidade vai acontecer por meio da atualização do app Google Play Services para a versão 9.2 ou mais recente. Smartphones com Android LollipopMarshmallowN devem ser os primeiros a receber o recurso, mas isso também chegará ao KitKat mais tarde.

Para utilizar essa ferramenta, o usuário só precisa deixar o celular com o Bluetooth e o sistema de localização ligados. Quando ele passar por perto de um emissor do Android Nearby, uma notificação será enviada perguntando se ele deseja ativar o recebimento de informações úteis. Depois disso, sempre que um emissor entrar em contato, algum conteúdo será recebido no dispositivo.

A Google já tornou pública a API do Android Nearby em julho do ano passado, e a empresa acredita que vários desenvolvedores já estão trabalhando para integrar seus serviços na novidade. Por enquanto, entretanto, apenas a United Airlines, a CVS e o Museu Broad, de Los Angeles, já estão participando.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.