Headset de realidade virtual DayDream VR é descontinuado pela Google

1 min de leitura
Imagem de: Headset de realidade virtual DayDream VR é descontinuado pela Google

A Google lançou ontem (15) os smartphones da linha Pixel 4, mas também acabou matando um produto: o DayDream VR. O headset de realidade virtual lançado em 2016 com uma plataforma própria não possui suporte para os novos celulares e foi descontinuado oficialmente pela gigante de Mountain View.

A novidade já era esperada, visto que os smartphones Pixel 3a e Pixel 3a XL não traziam suporte para a investida da Google no mercado de realidade virtual. Desta vez, porém, um porta-voz da companhia conversou com o pessoal da Variety e confirmou o encerramento do dispositivo de VR para dispositivos móveis.

(Fonte: Google/Divulgação)

De acordo com a empresa, o fim do DayDream aconteceu porque o produto não alcançou os níveis de sucesso que a firma esperava. "Percebemos algumas limitações claras que impedem o VR do smartphone de ser uma solução viável a longo prazo”, explicou o porta-voz. “Pedir às pessoas para colocar o telefone em um headset e perder o acesso aos aplicativos causa um atrito imenso."

Desinteresse do mercado

Além de ter perdido a atenção do público, a plataforma também acabou decepcionando entre as fabricantes que usam o Android. Enquanto gigantes como a Samsung e Motorola abraçaram o projeto em 2016, o suporte para o headset VR acabou caindo drasticamente com o passar do tempo. De acordo com o The Verge, nenhum celular lançado em 2019 conta com otimizações para o DayDream. Graças a isso, os desenvolvedores de aplicativos também acabaram indo embora da iniciativa.

Com o fim de sua caminhada, a plataforma de realidade virtual para celulares se junta ao crescente grupo de serviços descontinuados pela Google. Só neste ano, o cemitério da empresa também recebeu grandes nomes como a rede social Google Plus e o YouTube Gaming.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.