Voxel

Treta Championship: confira o resumo de um dos maiores eventos de fighting games do Brasil

Último Vídeo


Embora muita gente ainda acredite que o cenário de games no Brasil não tem futuro, várias iniciativas espalhadas pelo país mostram o contrário e provam que, apesar das dificuldades, os jogadores brasileiros têm condições de organizar eventos e campeonatos tão competitivos e atraentes quanto as atrações internacionais. O Treta Championship, que o diga.

Realizado no último final de semana em Curitiba, o torneio reuniu centenas de gamers para disputar o título em uma das maiores competições de fighting games do Brasil. Nos dois dias de disputas, mais de 200 competidores mostraram suas habilidades em Super Street Fighter II Turbo HD Remix, Mortal Kombat, Marvel vs. Capcom 3 e Super Street Fighter IV: Arcade Edition.

Mas não foi apenas pelo grande número de inscritos que o 2º Treta Championship se destacou. Além de o campeonato ter contato com competidores vindo de todos os cantos do país — havia até mesmo um lutador do Amazonas —, muita gente foi apenas para assistir às lutas. A Proximo Games, sede do campeonato, recebeu mais de 300 pessoas nos dois dias de evento, que também foi conferida por milhões de espectadores por meio do streaming ao vivo feito pela equipe do Portal Versus.

Resultado dos campeonatos

A segunda edição do torneio começou no sábado de manhã com muita brutalidade com Mortal Kombat. O público ainda chegava à medida que as chaves iam sendo definidas e torcendo por aqueles que demonstravam mais habilidade. Apesar de a presença de alguns favoritos ser nítida, o resultado final foi uma surpresa: Kisori chegou sem fazer muito alarde e derrubou todos os seus oponentes com combos incríveis com seu Liu Kang. Como prêmio, ele levou um Xbox 360 novinho para casa.

Já em Street Fighter II Turbo HD Remix o campeão foi DG, um dos favoritos e que havia ficado em terceiro lugar em Mortal Kombat. Com isso, ele ganhou um controle arcade personalizado com a logo do Treta Championship, feito pela X-Hack Lan House, e um game novinho cedido pela Proximo Games.

Os campeões de Mortal Kombat (da direita para a esquerda): Red Son, Xacumpaum, Kisori e DG
A manhã seguinte começou com Marvel vs. Capcom 3, com lutas incrivelmente frenéticas. Apesar do alto nível dos competidores e das combinações fantásticas de ataques — houve combos com mais de 130 hits em algumas lutas —, o PlayStation 3 de premiação foi embora para São Paulo com Zeca Urubu. O curitibano Daisuke ficou em segundo lugar e levou um controle arcade estilizado, além de um jogo de PSP que ganhou em um dos sorteios realizados para o público.

Os campeões de Super Street Fighter IV Arcade Edition (da esquerda para a direita): Lord Saka, Ratex e Kaká
Mas a grande estrela do Treta foi Super Street Fighter IV: Arcade Edition, que teve mais de 85 inscritos. Com lutas de altíssimo nível — como muitos usuários do TecMundo Games conferiram —, os favoritos foram se destacando, enquanto outros surpreendiam ao cair diante de lutadores mais habilidosos. Apesar de Kzuza, Sarda, GlennCwb e Lord Saka serem vistos como os grandes  favoritos do torneio, foi Ratex quem se consagrou o grande campeão da noite. O curioso é que nem o próprio jogador acreditava em sua vitória, ficando atônito ao fim da partida — afinal, não é todo dia que você viaja para outro estado e volta com um título nacional e um PlayStation 3 para casa, não é mesmo?

O Brasil entrando na rota dos games

O fato de o Treta Championship estar apenas em sua segunda edição e já ter conseguido reunir mais de 300 pessoas em apenas dois dias mostra que o Brasil tem muito a crescer no que diz respeito a campeonatos de video game. Apesar da ampla divulgação do evento — além do TecMundo Games e de outros jornais não especializados, o torneio foi apresentado até mesmo em sites internacionais, como o conceituado Event Hubs —, são poucos os jogadores que podem sair de suas cidades para jogar video game.

Sendo assim, que o Treta Championship seja apenas o primeiro de muitos grandes torneios a ganharem espaço em nosso país. Abaixo você confere todas as imagens do evento.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.