Vendas de smartphone caem 2,7 % no primeiro trimestre de 2019

1 min de leitura
Imagem de: Vendas de smartphone caem 2,7 % no primeiro trimestre de 2019
Imagem: pixabay

De acordo com um estudo recente feito pela Gartner, as vendas globais de smartphones caíram 2,7% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A Samsung se manteve como líder de mercado, com 19,2% de market share, e a Huawei ficou em segundo lugar, com 15,7% do mercado. A Apple apareceu em terceiro no ranking, com 11,9%.

China e Estados Unidos, os protagonistas da guerra comercial que impactou diretamente a Huawei, viram decair o número de smartphones vendidos dentro de suas respectivas fronteiras. Nos EUA, a queda foi de 15,8% e, na China, de 3,2%.

Na contramão

Enquanto Samsung e Apple tiveram diminuição no índice de vendas no primeiro trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, a Huawei registrou um aumento nas vendas em todas as regiões, de acordo com o relatório.

Anshul Gupta, diretor de pesquisa sênior do Garther, afirma que a diferença nas vendas entre as empresas está relacionada com o foco de cada uma. "A demanda por smartphones premium permaneceu menor do que a dos smartphones básicos, o que afetou marcas como Samsung e Apple, que têm participação significativa em smartphones de última geração", explica Gupta.

Ranking

As cinco empresas que mais vendem smartphones de acordo com a pesquisa são Samsung, Huawei, Apple, OPPO e Vivo.

Confira a lista completa:

tabelaFonte: Gartner

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.