Muito otimizado: Rise of the Tomb Raider ganha suporte para o DirectX 12

2 min de leitura
Imagem de: Muito otimizado: Rise of the Tomb Raider ganha suporte para o DirectX 12
Imagem: Xbox

Rise of the Tomb Raider foi um dos grandes títulos de Xbox One do ano passado, tirando uma nota perfeita aqui no TecMundo. Neste ano, o game saiu para PC, com as vantagens de rodar em 4K e em 60 fps (se o seu computador aguentar, claro), melhorando o que já era bom. Agora, a obra também é uma das primeiras a receber suporte ao DirectX 12.

A partir de hoje, todos os jogadores que compraram o game na Steam poderão baixar um update que integra o jogo da Crystal Dynamics com a nova API da Microsoft. Por enquanto, pessoas que o adquiriram pela Windows Store ainda não contam com o patch.

Distribuição de tarefas no DirectX 12

Melhorando a performance significativamente

A grande vantagem é o aumento significativo de performance. Jurjen Katsman, da Nixxes Software, explicou que com o DirectX 11, muito do trabalho de renderização é atribuído a um único núcleo, que não consegue repassar as informações de uma maneira rápida o suficiente para a GPU, sobrecarregando a CPU.

Contudo, o DirectX 12 trabalha de forma muito mais otimizada com todos os núcleos, melhorando significativamente o desempenho do jogo, principalmente em áreas grandes que necessitam muito poder de processamento. Saindo dos termos técnicos, o que isso significa? Significa que com o mesmo hardware que você tem, é possível ganhar quase 20 frames a mais.

Galeria 1

Nas imagens acima, é possível observar o ganho de quadros por segundo na mesma área e no mesmo computador, que conta com um Intel i7-2600 e uma Nvidia GTX 970 – ou seja, não é uma configuração de outro mundo e é até acessível para muitos gamers. Em outras palavras, os desejados 60 fps são alcançáveis mais facilmente.

Segundo o desenvolvedor, outra grande vantagem do DirectX 12 é a computação assíncrona, que permite reutilizar o certo poder de processamento da GPU que seria desperdiçado e de realizar diversas tarefas em paralelo. Isso é vantajoso para o Xbox One também, aponta Katsman, algo que pode ser bem vantajoso para o console no futuro.

A computação assíncrona é vantajosa para o Xbox One também, aponta Katsman

Outras vantagens listadas estão na utilização aprimoradas de placas de vídeo que contam integrações em SLI ou AMD CrossFireX. Segundo o chefe da Nixxes, a nova API da Microsoft permitiu que a equipe tenha muito mais controle neste tipo de tecnologia, garantindo ainda mais recursos para gamers que têm mais de uma placa de vídeo.

Você já testou Rise of the Tomb Raider com o DirectX 12? Sentiu melhorias de performance? Comente no Fórum do TecMundo

A Crystal Dynamics diz prezar tanto pela experiência de jogadores que contam com máquinas modestas quanto os que gastam uma boa grana em PCs gamers de altíssimo desempenho, algo que casa perfeitamente com o DirectX 12.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.