Aniversário de 109 anos de Dercy Gonçalves vira tema de doodle da Google

1 min de leitura
Imagem de: Aniversário de 109 anos de Dercy Gonçalves vira tema de doodle da Google
Imagem: Wikimedia/Andréa Farias

Quem abriu o buscador da Google nesta quinta-feira (23) para fazer pesquisas ou acessar outros serviços da empresa acabou se deparando com uma bela surpresa para os brasileiros: um doodle especialmente dedicado à saudosa Dercy Gonçalves. Tudo isso porque hoje seria o 109º aniversário da atriz, que se tornou icônica para diversas gerações de telespectadores, graças principalmente ao seu humor ácido e aos temidos palavrões desferidos – muitas vezes ao vivo – na TV.

A aceitação desse temperamento forte e do estilo “sem papas na língua” por parte do público e da indústria se justifica pela longa carreira de Dercy no mundo artístico. Nascida Dolores Gonçalves Costa, no Rio de Janeiro, em 1907, a moça começou sua jornada como cantora, mas logo se tornou uma das grandes estrelas do teatro e das chanchadas. Tempos depois, foi parar na televisão, sendo uma das primeiras e principais contratadas da Globo no início da emissora – participando de novelas e programas de auditório.

Visual do buscador da Google com a homenagem

Além disso, participou de dezenas de filmes nacionais, esteve em diversas edições do Carnaval brasileiro e se tornou uma verdadeira fonte de memes e vídeos hilários, com esse conteúdo sendo compartilhado até hoje – aos montes – no YouTube e nas redes sociais. A artista faleceu em julho de 2008, aos 101 anos, após ser internada por conta de um quadro grave de pneumonia. Mesmo tendo partido há anos, sua irreverência e influência no entretenimento do Brasil seguem em alta, agora eternizados pela Google.

Como é possível conferir na página da empresa, essa mesma data já foi usada para ao menos outros seis doodles, incluindo alguns do Dia dos Pais – quando ele é comemorado em alguns países estrangeiros –, um dedicado à Copa do Mundo FIFA de 2014 e outro homenageando o centésimo aniversário de Alan Turing – que foi ao ar em 2012. E para você, qual é a memória mais marcante a respeito de Dercy Gonçalves?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.