Cientistas descobrem origem das pedras de Stonehenge

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas descobrem origem das pedras de Stonehenge
Imagem: Pixabay

Cientistas conseguiram resolver um enigma de décadas: a origem das pedras de Stonehenge, no Reino Unido. A descoberta só foi possível após a devolução da pedra que forma o núcleo do monumento, que foi retirada para análises em 1958 e era dada como desaparecida. Robert Phillips, de 89 anos, que trabalhou nas escavações, estava com o artefato, devolvendo-o mais de 60 anos depois.

A análise da rocha de 1 metro de comprimento foi comparada com estudos geoquímicos de megalíticos verticais que pertencem a Stonehenge. Com isso, foi possível determinar que elas foram retiradas de uma região a 25 km ao norte do monumento, próximo à cidade de Marlborough.

Os cientistas falam que Stonehenge possui dois tipos de rochas: as bluestones e as sarsens. Bluestone não é necessariamente um termo geológico, sendo usado na região para falar de outras 20 rochas diferentes, inclusive de algumas que são misturas entre elas.

A aglutinação mais comum é de dolerite e preseli. Elas formam as menores pedras de Stonehenge, e a origem delas já havia sido determinada nas Colinas Preseli.

Retirada de pedras de Stonehenge em 1958Retirada de pedras de Stonehenge em 1958.Fonte:  Historic England 

Já as sarsens são blocos de arenitos, que ganharam esse nome do dialeto de Wiltshire, sendo uma abreviação de “pedra sarracena”. Em Stonehenge, elas chegam a medir até 7 metros de altura, com cerca de 20 toneladas. As 15 pedras centrais e as colunas verticais do círculo externo são feitas de sarsens, que não se sabia a origem até agora.

Testes com fluorescência de raios X da peça devolvida, comparados com a de megalíticos do monumento, puderam mostrar que a composição química equivalia à de rochas encontradas ao sul de Marlborough.

Resultados prévios eram inconclusivos, pois tinham semelhanças tanto com as rochas próximas de Marlborough quanto de Wiltshire. “Ser capaz de identificar a área que os construtores de Stonehenge usavam para obter seus materiais por volta de 2500 a.C. é emocionante”, analisou Susan Greaney, da ONG English Heritage. “Eles queriam as maiores pedras que pudessem encontrar e fazia sentido tirá-las do local mais próximo possível”, ela concluiu.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.