Vidro flexível e inquebrável poderá substituir o aço no futuro

1 min de leitura
Imagem de: Vidro flexível e inquebrável poderá substituir o aço no futuro

Imagine só quantas aplicações um tipo de vidro mais maleável que o convencional e tão denso e resistente quanto o aço não poderia ter! Pois uma equipe de pesquisadores Instituto Politécnico Rensselaer, nos EUA, está trabalhando no desenvolvimento desse material – e em breve a equipe começará a produzir os primeiros protótipos para submetê-los a todo tipo de testes.

Inquebrável

De acordo com Torie Wells, em um artigo para o site Phys Org, simulações conduzidas pelos cientistas revelaram que os vidros óxidos, aqueles que normalmente são usados na produção de telas para celulares e outros dispositivos eletrônicos, são formados por átomos de silício que se unem a 4 de oxigênio, formando uma estrutura cristalina rígida e pouco resistente que se rompe facilmente quando submetida à pressão ou a deformações mecânicas.

(Fonte: Phys Org / Reprodução)

Então, com base nas simulações, os pesquisadores desenvolveram uma nova “receita” para a produção desse material, na qual criaram um vidro a partir do óxido de silício. Na nova configuração, o silício se liga a 5 átomos de oxigênio – em vez de 4, como no caso dos vidros óxidos –, formando o silício quíntuplo, uma estrutura cujas nanopartículas podem ser comprimidas e esticadas sem se romper, conferindo, portanto, muito mais maleabilidade e resistência ao material.

O resultado – pelo menos nas simulações – é um vidro superdenso e tão robusto quanto o aço e que, se puder ser produzido, passar nos testes e ser temperado o suficiente, poderá não só ser usado na fabricação de telas inquebráveis para eletrônicos e coisas do tipo, como inclusive dar origem a materiais estruturais transparentes e substituir o aço completamente no futuro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.