YouTuber cria robô aspirador de pó que voa para limpar escadas

1 min de leitura
Imagem de: YouTuber cria robô aspirador de pó que voa para limpar escadas

Os robôs aspiradores são muito úteis na hora da limpeza, podendo retirar o pó acumulado naqueles cantos mais difíceis de se alcançar. Mas quando eles encontram uma escada pela frente, toda esta praticidade é perdida, já que não conseguem subir ou descer os degraus. Pensando em acabar com o problema, o YouTuber Peter Sripol criou uma versão modificada do acessório, que é capaz de voar.

Para colocar a sua ideia em prática, ele começou adquirindo um aspirador autônomo Roomba que custou menos de US$ 100 na Amazon e fez algumas modificações no aparelho original, adicionando hélices nas laterais e outros componentes eletrônicos para fazer o dispositivo levantar voo.

A partir daí, o aspirador que voa se tornou uma realidade, se tornando apto a superar os degraus da escada, seja subindo ou descendo, e até mesmo outros tipos de obstáculos para realizar o seu trabalho de limpeza, como você pode ver no vídeo abaixo.

Durante o vídeo, o YouTuber, que também é engenheiro, explica um pouco mais sobre as modificações realizadas no aspirador inteligente original e apresenta algumas das peças e acessórios utilizados na sua mais nova invenção.

Empecilhos para o funcionamento

A novidade traz uma solução interessante para a utilização do robô aspirador de pó em lares com degraus. No entanto, o aparelho modificado precisa ser controlado por um piloto humano para alçar voo, de acordo com o próprio Sripol. Ou seja, ele perde a autonomia do modelo original, que trabalha sozinho.

Outro empecilho está nas hélices utilizadas para fazê-lo voar. Quando acionadas, elas podem acabar espalhando ainda mais o pó pelo ambiente, dando um trabalho extra para o aparelho e o controlador.

Por enquanto, trata-se apenas de um conceito criado pelo YouTuber, mas nada impede que uma fabricante adote a ideia e a implante em seus modelos de aspirador, fazendo as mudanças necessárias.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.