Valve fecha serviço que estimava vendas no Steam
Seja o primeiro a compartilhar

Valve fecha serviço que estimava vendas no Steam

Último Vídeo

Após a Valve decidir que, por padrão, todos os perfis do Steam seriam fechados para visualização pública, o serviço SteamSpy perdeu sua força e deixou órfãos desenvolvedores que queriam mais dados sobre as vendas na plataforma. Diante disso, muitos passaram a olhar para o banco de dados das conquistas obtidas no sistema como forma de medir quantos jogadores tinham cada um dos games disponíveis.

O novo método foi descrito por Tyler Glaiel, desenvolvedor que trabalhou em títulos como Closure e The End is Nigh. Ao ver a quantidade de pessoas que destravaram determinada conquista, os criadores poderiam fazer uma estimativa um tanto precisa de quantas pessoas possuíam os jogos analisados.

A partir desses dados e da Steam API, Glaiel desenvolveu uma ferramenta que, em suas palavras, oferecia uma precisão mais do que o SteamSpy em seu auge. Em resposta, a Valve decidiu fazer mudanças em sua API que tornaram inútil a nova ferramenta, sem oferecer explicações para tal decisão.

Desenvolvedores reclamam da decisão

“Yup, eles estão arredondando os números agora”, afirmou Glaiel em seu Twitter. “Parece que a coisa do GDPR era só uma desculpa, no fim das coisas”. O GPDR — General Data Protection Regulation — é um conjunto de regras da União Europeia relacionadas à privacidade, que havia sido usado pela Valve como justificativa para as mudanças que resultaram no “fim” do SteamSpy.

“A Valve matou o truque dos usuários de conquistas mais rápido do que você pode dizer ‘o GPDR nunca foi o motivo com o SteamSpy’”, afirmou Rami Ismail, da Vlambeer. Recentemente, a Valve afirmou estar trabalhando em ferramentas precisas que serviriam como substituto ao SteamSpy, mas não deixou claro quando isso pode passar a funcionar.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.

Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Participe agora deixando seu comentário Acesse sua conta
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários