Lâmpada inteligente da Phillips transmite dados a até 250 Mbps via luz

1 min de leitura
Imagem de: Lâmpada inteligente da Phillips transmite dados a até 250 Mbps via luz

A Signify, divisão de iluminação inteligente da Phillips, anunciou a Truelifi, uma nova gama de luzes Li-Fi capaz de transmitir dados a uma velocidade de até 150 Mbps por meio de ondas luminosas. Na prática, a tecnologia funciona como um roteador sem fio, só que no lugar de enviar dados via rádio é usada a luz.

A empresa, antes conhecida como Philips Lighting, é dona da marca Hue e comercializa, além de lâmpadas novas com essa tecnologia, transceptores que poderão ser acoplados à iluminação já existente no ambiente. O lançamento poderá conectar dois pontos fixos com velocidade de até 250 Mbps.

O que é a tecnologia Li-fi?

A tecnologia Li-fi já existe há um tempo e é responsável pela transmissão de dados por meio da luz de lâmpadas LED. Para recebê-los, os dispositivos precisam de um adaptador especial USB. A tecnologia é voltada para hospitais e empresas, por conta da segurança e da menor interferência em equipamentos.

Como os raios de luz não atravessam sólidos, como paredes, apenas pessoas que estão dentro do ambiente que contém a tecnologia conseguem acessar essa rede, tornando a transmissão de dados mais segura.

Não há previsão para a comercialização do Li-fi no Brasil.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.