Protótipo de “carro voador” ficará pronto em 2017, afirma CEO da Airbus

2 min de leitura
Imagem de: Protótipo de “carro voador” ficará pronto em 2017, afirma CEO da Airbus
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Será que o futuro chegou? Assim que testado, o carro voador autopilotado, que tem a finalidade de ajudar a evitar o engarrafamento nas estradas, poderá fazer parte do nosso mundo real.

A ideia é que as pessoas reservem o veículo através de um aplicativo, assim como já é usado para o Cabify e o Uber, ou seja, um compartilhamento de automóveis.

A Airbus já está planejando testar seu protótipo de “carro voador” até o final deste ano. Ele será autopilotado e tem a finalidade de evitar engarrafamentos nas estradas da cidade, conforme informações do presidente-executivo do grupo aeroespacial, na última segunda-feira (16).

No ano passado, a empresa criou uma divisão chamada “Urban Air Mobility”, que explora conceitos de um veículo estilo helicóptero com o objetivo de transportar diversas pessoas. O principal objetivo era chegar a um veículo que fosse reservado apenas por meio de um aplicativo, em um sistema parecido com os de compartilhamento de automóveis.

Em uma conferência de tecnologia digital DLD, em Munique, o CEO da Airbus, Tom Enders, lembrou que há mais de cem anos foi desenvolvido o transporte urbano subterrâneo.

Agora, com toda a tecnologia disponível, é possível criar meios tecnológicos para sobrevoar o solo. Ele ainda acrescentou que, até o final do ano, espera que a Airbus faça uma demonstração de um veículo que voa e transporta uma pessoa.

Segundo ele, o “carro voador” está em uma fase de experimentação e a empresa está levando esse desenvolvimento muito a sério. Sem contar que a Airbus está utilizando meios tecnológicos que não causam mais poluições nas cidades.Para Enders, utilizar as vias aéreas ajuda a reduzir os custos de infraestrutura das cidades, já que, por meio do voo, não é preciso investir bilhões em estradas e pontes.

Com isso, os carros voadores seriam uma economia para esse setor e, assim, as grandes cidades poderiam fomentar outras áreas. Mas será que ele diminui os riscos de acidentes nas estradas, incluindo colisões — que geram prejuízo e muita dor de cabeça, além de lesões corporais e até mesmo morte?

A era dos carros voadores                            

Conforme Tom Enders garantiu, a maior fabricante mundial de helicópteros comerciais, Airbus, está destinada a investir ao máximo em novas tecnologias. A empresa visa à condução autônoma unida à inteligência artificial e prevê uma nova era de carros voadores.

Para isso, o protótipo de “carro voador” será testado até o final do ano. A empresa não divulgou quanto está investindo nesse protótipo, mas mostra claramente quanto está empenhada e focada nesse segmento.

E você, está pronto para reservar um carro voador?

Colaboração de Andreia Silveira, do site SeguroAuto.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.