NVIDIA vai trabalhar com duas placas de referência em suas novas GPUs

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA vai trabalhar com duas placas de referência em suas novas GPUs

Rumores divulgados no começo desta semana indicam que a NVIDIA deve trabalhar com duas placas de referência em sua próxima geração de GPUs. Enquanto o modelo convencional da GP104 deve servir como base para a aguardada GTX 1070, a versão “Premium” do hardware vai embasar a GTX 1080.

A principal diferença entre as duas placas deve ser o tipo de memória RAM suportada por cada uma delas. Enquanto a primeira deve trabalhar com 8 GB de memória GDDR5 com banda de 256 GB/s, o modelo mais completo deve usar 8 GB de memória GDDR5X com largura de banda de 320 GB/s.

A suposta GP104

A informação parte dos fóruns do site bitsandchips.it, responsável por revelar as primeiras fotografias da GP104 há poucas semanas. Segundo as fontes consultadas, a GTX 1070 deve trabalhar com uma versão “capada” do chip com codinome GP104-200 — informação que ainda deve ser tratada com cautela, visto que ela não foi confirmada pela NVIDIA.

A decisão de investir em duas placas de referência se faz necessária pelos diferentes tipos de conexão utilizados pelas memórias GDDR5 e GDDR5X. Assim, não basta à fabricante simplesmente substituir o componente na hora de lançar diferentes versões de suas placas de vídeo no mercado.

O que você espera da próxima geração das GPUs da NVIDIA? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.