Porta dos Fundos zoa críticos da internet em novo vídeo de política

1 min de leitura
Imagem de: Porta dos Fundos zoa críticos da internet em novo vídeo de política

Você se lembra da esquete "Delação", do grupo de humor Porta dos Fundos? Ele tira sarro das investigações seletivas e das delações premiadas da Polícia Federal e, por criticar a instituição, virou alvo de uma grande campanha na internet. Ele se tornou um dos vídeos mais negativados do YouTube no Brasil, graças ao esforço de "descurtidas" de usuários de todo o Brasil.

E como foi a reação do Porta dos Fundos? Com um novo vídeo — agora satirizando os próprios comentaristas que sugeriam que o grupo possui ligações e até recebe dinheiro do governo do PT. Em "Reunião de Emergência 3, A Delação 2", Antonio Tabet, Fabio Porchat, João Vicente de Castro e Gregorio Duvivier atuam como eles mesmos em um cenário fictício: como se o Porta dos Fundos realmente fosse comunista, sustentado pelo governo com rios de dinheiro e só vestido com camisetas do PT, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) ou do Movimento dos Sem-Terra (MST).

As brincadeiras metalinguísticas vão longe: há piadas sobre Duvivier "dar muita pinta" sobre seu apoio ao governo (ele é declaradamente um militante da esquerda) e sobre montagens mal feitas no Facebook "desmascararem" o tal esquema. Só que não sobram críticas ao próprio PT na fala dos humoristas, que falam com ironia que o partido é mesmo santo. "A internet é uma ferramenta maravilhosa", diz a descrição da postagem, citando várias conspirações impossíveis como grandes feitos realizados online.

Vai dar briga?

Artistas posicionados a favor do governo, como Letícia Sabatella e Wagner Moura, são mencionados — assim como os radicalmente contrários, como o músico Lobão, que constantemente escreve longos textos ou tweets para criticar Lula e Dilma Rousseff. Por enquanto, nenhum deles se manifestou.

Até o momento de publicação desta matéria, menos de uma hora e meia após a esquete ir ao ar, o vídeo possui uma proporção relativamente baixa de descurtidas: quase 3 mil negativadas, contra 29,2 mil "joinhas". Além disso, a campanha para que os usuários cancelassem a inscrição no canal não funcionou em larga escala: segundo o jornal O Globo, nas primeiras 48 horas da campanha, 38 mil seguidores se desinscreveram, mas 11,5 milhões ainda acompanham as postagens.

Você acha que os memes de política são exagerados? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.