Microsoft Edge ganha menu lateral opcional; veja como funciona

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft Edge ganha menu lateral opcional; veja como funciona
Imagem: Microsoft

A Microsoft está testando uma nova versão do Microsoft Edge com um menu lateral com três ferramentas novas e duas já conhecidas, mas reposicionadas. A função é opcional e tem por objetivo otimizar a experiência do usuário sem acumular mais ícones na barra de navegação.

Apesar de ser possível personalizar quais botões ficam visíveis na barra, dependendo do perfil do usuário, a quantidade de extensões instaladas já é mais que suficiente para poluir a interface do navegador.

Personalização da barra de navegação do Microsoft EdgePersonalização da barra de navegação do Microsoft EdgeFonte:  Tecmundo 

Diversão e produtividade

Uma primeira novidade interessante é o botão "Descobrir", que irá indicar sites e notícias baseados no perfil de navegação do usuário e na função de feed RSS, que deve chegar em breve.

Edge DiscoverEdge DiscoverFonte:  Windows Latest 

O botão Jogos já estava disponível em algumas versões do Edge e dá acesso aos jogos MSN web-based, mas via menu dedicado na barra superior. A nova versão irá trazer o botão para o menu lateral, mas abre uma nova aba ao selecionar o jogo. Sendo assim, não será possível jogar Campo Minado direto do painel, pelo menos por enquanto.

MSN GamesMSN GamesFonte:  Windows Latest 

Outras duas funções que serão reposicionadas para a nova barra são o menu do Office 365 e o sistema Microsoft Rewards. Atualmente, o botão do Office aparece no canto superior esquerdo da tela de navegação ao abrir uma nova aba.

Microsoft RewardsMicrosoft RewardsFonte:  Windows Latest 

A página de recompensas, entretanto, é um pouco mais difícil de encontrar. Para quem utiliza o Bing como motor de busca, ela aparece no canto superior direito, e usuários do Windows 11 conseguem acessá-la através da tela de busca do novo menu iniciar.

Edge SpeedtestEdge SpeedtestFonte:  Windows Latest 

A última função, e provavelmente a mais interessante, é um testador de velocidade web baseado em Bing. O novo menu lateral com as cinco ferramentas já está disponível na build de teste do Edge Canary e será opcional, sendo possível desativá-lo na página de configurações do navegador.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.