Rumor indica que Elon Musk seria o criador da Bitcoin; empreendedor nega

2 min de leitura
Imagem de: Rumor indica que Elon Musk seria o criador da Bitcoin; empreendedor nega
Imagem: phonandroid

Satoshi Nakamoto publicou em 2008 um artigo descrevendo como poderia funcionar uma criptomoeda independente de bancos e governos, totalmente descentralizada e gerenciada pela própria comunidade de usuários. Até hoje, entretanto, essa pessoa misteriosa nunca se apresentou ao mundo e, por isso, o nome é tido como um pseudônimo de alguém que não gostaria de ser identificado. Cruzando as características que poderiam ser encontradas nesse Satoshi Nakamoto, um ex-estagiário da SpaceX acredita que esta pessoa possa ser Elon Musk.

De acordo com Sahil Gupta, que teria trabalhado na empresa de exploração espacial de Musk em 2015, ar o maior visionário da atualidade seria capaz sim de realizar o trabalho técnico visto no artigo que descreve a Bitcoin. A pessoa em questão teria que contar com um grande conhecimento de economia e também de criptografia.

Elon seria um polímata, uma pessoa que transita com facilidade entre várias áreas do conhecimento

Como Musk tem uma boa experiência econômica ao lidar com seu leque de empresas e, principalmente, ter ajudado a criar a PayPal, esse aspecto certamente não seria um impedimento. Mas Gupta afirma que Musk também tem um bom conhecimento das linguagens de programação usadas na Bitcoin, tais como C++. Para completar, Elon seria, aos olhos de Gupta, um polímata, uma pessoa que transita com facilidade entre várias áreas do conhecimento.

Não há dúvida de que Musk tenha todo esse gabarito, e a questão de ele ser considerado um polímata é algo bem aceito, considerando que ele transitou da criação de sistemas para energias renováveis, para fabricação de carros elétricos, criação de meios de transporte coletivo e também de sistemas financeiros digitais. Ou seja, ele tem grande conhecimento em vários campos.

Gupta ainda tenta responder superficialmente algumas questões sobre o tema. Por exemplo, o texto do artigo original da Bitcoin tem o estilo de Elon Musk? De acordo com Gupta, um pouco. Será que Musk ficaria anônimo por tanto tempo, especialmente agora que sua suposta moeda digital está decolando? Para o autor do rumor, Musk faria isso por princípios.

Negado

Seja como for, Elon Musk negou essa teoria através de um tweet, dizendo que ele não era Satoshi Nakamoto e não tinha nenhuma Bitcoin.

Não é verdade. Um amigo me mandou parte de uma Bitcoin há alguns anos, mas eu não sei onde isso foi parar.

Considerando tudo isso, você acha que o misterioso criador da Bitcoin poderia ser Elon Musk? Será que algum dia poderemos conhecer essa pessoa? Seja como for, a moeda poderia se beneficiar de uma personalidade de peso gerenciando as coisas. Atualmente, por exemplo, leva cerca de 10 minutos para uma transação ser autenticada em Bitcoin, o que a torna essencialmente inútil para uso em gastos diários. Caso houvesse alguém liderando mudanças a fim de tonar a Bitcoin mais acessível às massas, seu sucesso poderia ser bem maior.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.