Voxel

Vendas de Xbox One e PS4 serão “relativamente equilibradas”, diz analista

Último Vídeo

Esta é uma notícia para não atiçar a ira dos fanboys. Depois do afiado (e polêmico) analista Michael Pachter ter apontado uma larga – porém duvidosa – vantagem para o PS4 com relação ao Xbox One na corrida de vendas da nova geração, o cenário começa a apresentar algum contraste na visão de outros especialistas em mercado e finanças. E, ao que parece, as vendas dos consoles de Sony e Microsoft podem ser “relativamente equilibradas”.

Quem diz isso é Colin Sebastian, analista na Robert W. Baird & Co., firma especializada em consultoria/auditoria de mercado e vendas. De acordo com o especialista, espera-se que os dois consoles alcancem “vendas relativamente equilibradas” até o final da janela de lançamento, tese que contraria a fagulha que Pachter acendeu recentemente ao dar vantagem ao PS4 e acirrar as discussões.

E não é só isso: em nota, Sebastian opina que muitas previsões da indústria esperavam que o PS4 estabelecesse uma liderança com relação ao Xbox One, mas não é bem por aí. A firma sente que cada plataforma “está no caminho para atingir nossas previsões de vendas” de 3 milhões de unidades (cada uma) até o final de 2013 e cerca de 5 a 6 milhões até o começo do ano que vem.

Acreditamos que isso ajude a dar mais visibilidade às vendas de férias da GameStop [maior rede norte-americana de varejo de games] e seja bom para publishers como Activision, EA e Take-Two. Nossa última verificação no eBay sugere que mais de 25 mil Xbox One foram vendidos e 50 mil PS4 foram comercializados no mercado online até agora”, revelou o analista.

Há equilíbrio, mas demanda por PS4 é maior

De forma mais amena e equilibrada que Michael Pachter, que parece gostar de ver o circo pegar fogo, Sebastian, sem necessariamente apresentar números, disse que o PS4 está vendendo “o dobro” do que a taxa do Xbox One.

“Interessantemente, o PS4 está vendendo o dobro de quantidade do Xbox One, o que poderia indicar uma forte demanda pela plataforma da Sony em mercados não incluídos no lançamento do dia 15 de novembro, como a Europa e a Austrália [e o Brasil]”, explicou.

No entanto, Sebastian reforça que o console da Sony leva alguma vantagem nos números pelo fato de ter sido lançado exatos sete dias antes do video game concorrente. O analista acredita que as vendas do PS4 nos EUA sejam de 1,3 a 1,4 milhão de unidades, ao passo que o Xbox One pode somar 800 a 900 mil peças comercializadas. E isso porque o Xbox One teria liderado as vendas na Black Friday.

“Nossas verificações mostram alta demanda pelos hardwares da próxima geração entre entusiastas de video games e consumidores casuais, e muitas revendas ainda têm pedidos em aberto para ambas as plataformas”, completou o especialista.

Mais relatórios em breve – será que é tão necessário se preocupar com números dessa forma?

O grupo NPD, órgão norte-americano que faz monitoramento e auditoria de diversos setores da indústria, deve soltar um relatório oficial em breve com os tão cobiçados números precisos de vendas.

Será que toda essa discussão é realmente necessária para assegurar a diversão? Só queremos jogar...

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.