Voxel

Versão japonesa de The Evil Within continua censurada no Gore Mode DLC

Último Vídeo

Disponível para quem comprou o jogo durante a pré-venda, o Gore Mode DLC é a única maneira de fazer com que The Evil Within seja jogado sem censura nenhuma; pelo menos no Ocidente. Enquanto o DLC também existe no Japão, ele continua completamente censurado, tornando a compra antecipada inútil; ou quase. Na galeria acima, você confere as imagens da versão japonesa original, comparadas com a versão sem censura.

Como você pode notar, a diferença é gigante. O Gore Mode japonês, embora ainda não remova a censura integralmente, apresenta imagens um pouco “menos censuradas”, como apontado pela revista Famitsu. Basicamente, a ideia da censura é impossibilitar que as cenas grotescas sejam identificadas como voltadas contra seres humanos, além de não mostrar inimigos (ou o protagonista) serem explodidos em vários pedaços, por exemplo.

A galeria acima exibe as imagens usadas pela Famitsu para apontar o problema. Considerando a cultura de filmes de terror (sobretudo dos anos 1980) do país, bem como outras bizarrices pelas quais o Japão é conhecido, acaba sendo estranho aos olhos ocidentais essa censura. Isso, no entanto, serve para mostrar como está a indústria japonesa: enquanto muito conteúdo “impróprio” é produzido localmente, tudo é censurado a ponto de deixar obras irreconhecíveis.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.