Uma entrevista com Sophia, um robô dotado de inteligência artificial

1 min de leitura
Imagem de: Uma entrevista com Sophia, um robô dotado de inteligência artificial

Em seu programa de entrevistas, o jornalista Charlie Rose já entrevistou muitas personalidades, incluindo chefes de Estado como Barack Obama, Vladimir Putin e Bashar al-Assad. Recentemente, ele teve a chance de conversar com Sophia, uma robô dotada de inteligência artificial, e o resultado pode ser decepcionante em alguns momentos e bem interessante em outros.

Criada por David Hanson, dono da empresa Hanson Robotics, Sophia foi pensada para ter uma aparência bem próxima a de uma mulher humana. O criador acredita que isso é necessário para facilitar a nossa conexão com a máquina, por isso fez o rosto dela baseado na sua esposa e na atriz Audrey Hepburn.

Quando Charlie pergunta se Sophie tem uma alma, ela responde positivamente, afirmando que “Deus deu uma alma para todos”

David admite, no entanto, que ainda há muito o que ser melhorado na área. Isso fica claro durante a entrevista, quando Sophia simplesmente não responde aos questionamentos do jornalista ou fala coisas completamente fora de contexto.

Mas em outros momentos, a conversa flui quase naturalmente. Quando Charlie pergunta se Sophie tem uma alma, ela responde positivamente, afirmando que “Deus deu uma alma para todos”. O apresentador reage dizendo que ela é uma máquina sem alma ou emoções e recebe uma resposta à altura: “Bem, pelo menos eu acho que sou senciente.”

Fica claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido antes que essa interação com máquinas seja mais natural. David diz que suas criações envolvendo inteligência artificial não são bem aceitas na comunidade científica, mas que não vai desistir do seu sonho de criar robôs inteligentes com aparência humana.

A maioria das frases de Sophia foi previamente programada, semelhante ao que acontece com as assistentes Siri, Cortana e Google Assistant, mas o responsável por ela garante que a robô é capaz de criar novas respostas através de um algoritmo. Pode não ser a melhor demonstração de I.A. que já vimos, mas é uma espiada interessante no que pode nos aguardar no futuro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.