Metrô do Rio vai aceitar pagamento por NFC em cartões MasterCard

1 min de leitura
Imagem de: Metrô do Rio vai aceitar pagamento por NFC em cartões MasterCard

O metrô do Rio de Janeiro vai aceitar cartões com a bandeira MasterCard para pagamento por aproximação a partir desta sexta-feira (21), oferecendo aos usuários do serviço de transporte público uma nova opção para quitar a tarifa, eliminando a necessidade de andar com dinheiro no bolso ou de comprar cartões de passagem.

Atualmente, as estações já disponibilizam esta forma de pagamento, mas apenas para quem possui um cartão Visa por aproximação. Com a expansão para mais uma bandeira, a expectativa é de atender um maior número de pessoas, inclusive turistas estrangeiros, pois mesmo os cartões emitidos no exterior são aceitos.

O pagamento com as bandeiras Visa e MasterCard estará disponível em todas as 41 estações do MetrôRio, nas três linhas, bastando aproximar o cartão contactless do validador, seja ele de débito ou de crédito, lembrando que é preciso ter saldo positivo na conta ou limite no cartão para descontar o valor da passagem. Cartões pré-pagos também são aceitos, desde que possuam a tecnologia NFC.

A bandeira Visa já era aceita desde o ano passado. (Fonte: MetrôRio/Divulgação)

Também é possível efetuar o pagamento por NFC nas estações da capital fluminense utilizando um smartphone compatível com a função, além de um relógio inteligente ou pulseira de pagamento, desde que o usuário possua uma carteira digital habilitada, como Apple Pay ou Google Pay.

Turistas ingleses são os campeões de uso da tecnologia

De acordo com dados do MetrôRio, os ingleses foram os turistas estrangeiros que mais utilizaram o pagamento por NFC nas estações do metrô carioca entre abril e dezembro de 2019, seguidos pelos argentinos, franceses, americanos, alemães e espanhóis.

Ainda segundo a empresa, cerca de 700 mil passagens já foram pagas por meio deste sistema, desde a implantação da novidade em abril do ano passado, oferecendo uma maior fluidez ao embarque das pessoas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.