Torneio de Round Six no Minecraft derruba internet de país

1 min de leitura
Imagem de: Torneio de Round Six no Minecraft derruba internet de país
Imagem: Komanche/YouTube

Um país inteiro ficou sem internet no último sábado (21) por cerca de duas horas e meia — e a culpa parece ter sido de um ataque direto contra jogadores de Minecraft que estavam disputando um torneio.

Esse é o resumo do caso envolvendo o Team Andorra, um grupo de participantes de um evento na Twitch chamado SquidCraft Games, que mistura as provas do fenômeno do streaming Round 6 com um mundo criado em Minecraft.

No torneio, os participantes precisam passar pelos jogos mostrados na série e baseados em brincadeiras infantis, porém recriados em Minecraft. As provas incluem "Batatinha frita, 1, 2, 3", por exemplo, além de rodadas originais, como esconde-esconde.

A competição tem uma premiação de US$ 100 mil e envolveu no início 147 streamers, com previsão de terminar na terça-feira (25). A grande maioria dos participantes está em países que falam espanhol ou possuem o idioma entre as línguas mais faladas pela população.

Disputa acirrada

Durante uma das primeiras etapas da competição, os participantes de Andorra foram desclassificados por causa da conexão instável. O problema é que o país, que tem cerca de 70 mil habitantes e fica entre a França e a Espanha, possui apenas um provedor de internet.

Desse modo, tanto os streamers quanto praticamente todos moradores da região com internet da operadora tiveram problemas de conexão.

A Andorra Telecom confirmou que usuários tiveram dificuldade de acessar a rede durante algumas horas exatamente no horário da competição — e que a instabilidade foi causada por um ataque de negação de serviço (DDos) que sobrecarregou os servidores.

Suspeita de ataque coordenado

Segundo o observatório NetBlocks, é bem provável que o DDoS na única operadora do país tenha sido motivada pela competição transmitida na Twitch.

Investigações devem ser realizadas para ajudar a determinar a origem do ataque e confirmar a ligação com a competição.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.