Voxel

Vídeo mostra como eram feitas trilhas sonoras de games no século passado

Último Vídeo

O compositor musical Peter Stone postou um vídeo no YouTube detalhando como a trilha sonora de um game saía do instrumento musical e chegava nos computadores. A complexidade do processo era necessária devido às limitações técnicas oferecidas pelos equipamentos da época.

Para quem está achando que as imagens são referentes a períodos muito antigos, pasmem: o vídeo é referente ao ano de 1993. O site Kotaku, que trouxe à tona a existência de tal produção, lembrou que um game dessa época que marcou o mundo dos games com sua trilha sonora aterrorizante foi “Iron Helix”. Este jogo consistia em uma saga de ficção científica do já “ultrapassado” gênero FMV (Full Motion Video), no qual as cenas “de filme” permitiam interações do jogador.


A aparelhagem de Peter era montada de forma a evitar que a mixagem ficasse em linhas análogas e para isso era necessário o uso de vários computadores Apple e uma quantidade absurda de cabos e fios para captar o sinal. O produtor finaliza o vídeo dizendo que os jovens jogadores de hoje não têm ideia do quanto um laptop, comprado em alguma promoção qualquer, tem capacidade de fazer tudo que era feito anteriormente apenas com a configuração básica atual e ainda permite que você acesse seu e-mail simultaneamente.

Vale a pena conferir o vídeo acima até mais de uma vez, para tentar compreender um pouco melhor o processo de criação sonora de duas décadas atrás. Continue ligado no TecMundo Games para mais curiosidades do mundo dos games.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.