Inspirado na ficção, hibernação pode viabilizar viagem interplanetária

1 min de leitura
Imagem de: Inspirado na ficção, hibernação pode viabilizar viagem interplanetária

Conhecemos “hibernação espacial” de filmes de ficção científica. Assim como demonstrado em Passageiros, de 2016, viagens interplanetárias são desgastantes e exigem toneladas de suprimentos — problema que pode ser contornado ao colocar os passageiros em sono profundo durante a viagem.

Utilizando essa ideia como inspiração, a Agência Espacial Europeia (ESA) está estudando formas de aplicação da técnica em astronautas reais. Segundo a agência, para que haja sucesso nas futuras missões de longa duração, hábitos dos astronautas precisarão mudar radicalmente e a indução à um estado de animação suspensa pode ser uma alternativa.

Além de proporcionar mais conforto à tripulação, a hibernação reduziria a quantidade de recursos necessários para sobrevivência e, consequentemente, baratearia a viagem. Da mesma forma, o espaço de vida dos astronautas não seria mais necessário, então naves poderiam ser até um terço menores.

A nave reduzida (à direita) carregaria somente o necessário para os viajantes. (Fonte: Inovação Tecnológica/Reprodução)

O pesquisador Robin Biesbroek ressalta que a técnica ainda demanda muito tempo de estudo antes de ser colocada em prática. “Focamos em como uma equipe de astronautas poderia ser melhor colocada em hibernação, o que fazer em caso de emergências, como lidar com a segurança humana e até mesmo qual impacto a hibernação teria na psicologia da equipe.”, explica Biesbroek.

Ficção científica ainda é somente ficção

A simplicidade do conceito não necessariamente torna-o praticável. A equipe de pesquisadores da ESA reitera que a tecnologia atual não permite pensar em hibernação como demonstrado nos cinemas — mas algo próximo ao hábito de ursos.

Conceito do interior da nave. (Fonte: Inovação Tecnológica/Reprodução)

Assim como esses animais, astronautas teriam taxa metabólica reduzida em 75%, estimam os pesquisadores. O método também está sendo estudado na medicina, já que facilitaria procedimentos cirúrgicos muito longos — com anos de duração — e na terapia de vários traumas.

Os agentes da ESA devem começar testes dos mecanismos de desaceleração metabólica em animais e, posteriormente, em pacientes humanos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.