Facebook testa login de usuários através de selfies

1 min de leitura
Imagem de: Facebook testa login de usuários através de selfies

Com o intuito de combater perfis falsos, a rede social Facebook está testando um novo método de verificação de identidade para usuários de smartphones que aparenta utilizar tecnologia de reconhecimento facial.

Essa novidade da plataforma foi revelada inicialmente por Jane Manchun Wong, uma usuária conhecida por descobrir funcionalidades sendo desenvolvidas para aplicativos populares. Desde então, essas informações foram confirmadas pelo próprio Facebook através de um representante da empresa.

O processo é semelhante à função que já existe em muitos smartphones permitindo o desbloqueio do aparelho através da câmera. O usuário precisará filmar seu rosto e mover a cabeça em diferente ângulos enquanto olha para várias direções dentro de um círculo exibido na tela.

Segundo Wong, o aplicativo explicitamente diz que ninguém mais terá acesso ao vídeo e que ele será deletado 30 dias após a confirmação de identidade.

Apesar do aparente uso de reconhecimento facial, um representante do Facebook explicou ao site Venturebeat que o método não utiliza essa tecnologia, precisando apenas detectar os movimentos da cabeça e a presença de um rosto no vídeo para determinar se a conta é operada por uma pessoa de verdade ou um bot.

Atualmente em fase de testes, não foi divulgada uma previsão de quando essa função será implementada para o público geral.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.