5 recursos do iOS 14 que poderiam ser adotados no Android

2 min de leitura
Imagem de: 5 recursos do iOS 14 que poderiam ser adotados no Android
Imagem: Apple

Na segunda-feira (22), a Apple anunciou o iOS 14 durante WWDC 2020, evento anual para desenvolvedores, fãs e interessados em novidades da marca. Entretanto, nem tudo exibido na prévia é de fato inédito. Exemplo disso é esta lista de nove recursos existentes no Android que vão integrar o SO móvel da companhia de Cupertino.

Em troca, a Google poderia também adaptar algumas das soluções mais recentes da Maçã em atualizações futuras. Veja 5 delas a seguir.

Navegação entre blocos de coleções e fixação de widgets

Fixação de widget na home simplifica o acesso a apps mais usados.Fixação de widget na home simplifica o acesso a apps mais usados.Fonte:  Apple/Divulgação 

Embora o Android tenha opções de organização e customização de apps com iniciadores, o iOS 14 trará a vantagem de alternar entre diferentes blocos de bibliotecas apenas com ato de deslizar o dedo. Além disso, a atualização permitirá a fixação de widgets em destaque na tela inicial — o que simplificaria o acesso a ferramentas mais usadas em determinados períodos.

Biblioteca de apps

Biblioteca de apps do iOS 14 seria útil no Android.Biblioteca de apps do iOS 14 seria útil no Android.Fonte:  Apple/Divulgação 

Android já conta com a exibição antecipada de apps mais usados em gavetas, contudo ainda não permite a categorização desses recursos em widgets por tema ou funcionalidade — como é o caso de serviços pré-instalados da Google ou de outras fabricantes em interfaces customizadas.

App de troca de mensagens

Messages tem mais recursos para bate-papo entre dispositivos da Apple."Messages" tem mais recursos para bate-papo entre dispositivos da Apple.Fonte:  Apple/Divulgação 

O sistema de troca de mensagens do Android é, em grande parte, lembrado para recebimento de SMS de operadoras e ativação de segurança em serviços digitais. No iOS, o Messages é uma solução mais completa para comunicação entre usuários de dispositivos da Apple.

Na atualização, ele permitirá o acompanhamento de bate-papos, com fixação de conversas e menções a membros, por exemplo. Logo, todo o conceito em torno do app, inclusive em seu conjunto de recursos, poderia ser também útil no SO da gigante de Mountain View.

App Clip Codes

App Clip Code exibe recursos rápidos sem a necessidade de abrir  um app completamente.App Clip Code exibe recursos rápidos sem a necessidade de abrir um app completamente.Fonte:  Apple/Divulgação 

Essa novidade do iOS 14 garantirá a visualização de apps em formato de prévias na área inferior da tela. No geral, eles serão ativados de diferentes modos: pela aproximação ou por outros apps, facilitando compras, pedidos, reservas e pagamentos via Apple Pay.

A ideia poderia ser adotada no Android como parte do Instant Apps, por exemplo, o qual libera o acesso a ferramentas sem a necessidade de instalá-las.

Dados de privacidade

Exibição de dados de privacidade aparecem organizados em uma interface limpa.Exibição de dados de privacidade aparecem organizados em uma interface limpa.Fonte:  Apple/Divulgação 

O Android indica alguns dados utilizados por desenvolvedores, porém isso não é sempre feito detalhadamente. Por sua vez, o iOS 14 mostra aos usuários o que é rastreado via apps de modo organizado e limpo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.