X018: como foi participar da grande festa da Microsoft

X018: como foi participar da grande festa da Microsoft

Último Vídeo

Realizada entre os dias 9 e 11 de novembro, a Xbox Fanfest 2018 na Cidade do México veio acompanhada pelo X018, evento em que a Microsoft trouxe diversas novidades. Além de conteúdos generosos para o GamePass e novidades para ForzaSea of Thieves (e outros), a empresa também anunciou a jogada ambiciosa de comprar de uma só vez a Obsidian e a InXile.

A convite da empresa, estivemos presentes no evento e pudemos sentir o carinho que ela tem com os fãs - não somente os mexicanos, mas todos aqueles espalhados pelo mundo. Durante três dias, ela ofereceu um espaço para muita gente jogar alguns dos lançamentos futuros mais quentes do Xbox e interagir com alguns de seus desenvolvedores favoritos.

X018

O clima da Fanfest é, de certa forma, parecido e diferente do vemos em uma BGS. Não somente pela concentração no Xbox como plataforma, mas também pela maneira como as coisas são organizadas: os jogadores são divididos por "turnos" da manhã, tarde e noite, sendo que cada ingresso garante algumas horas para conferir games, alguns paineis e participar de uma rodada de sorteios.

Essa divisão garantiu que, enquanto a Fanfest nunca ficou perto de estar vazia, sempre fosse fácil circular pelos corredores e a espera nas filas nunca excedesse meia hora. Os games mais concorridos como Battlefield V e Kingdom Hearts III até superavam um pouco esse tempo, mas quem queria jogar Crackdown 3, Sea of Thieves, State of Decay ou a seleção de indies podia fazer isso várias vezes seguidas sem muita espera entre as diferentes sessões.

Games em clima de festa

Nesse momento, você deve estar se perguntando: se o acesso era tão fácil, porque eu não fiz mais conteúdos sobre as impressões do que joguei? A resposta é simples: porque tivemos a BGS no mês passado. Jogos como OriThe Division 2Kingdom Hearts III estavam presentes com as mesmas builds do evento brasileiro, então não fazia muito sentido repetir nossas "primeiras impressões", visto que esses conteúdos você já pode conferir no site.

X018

Outra coisa que eu gostei da Fanfest 2018 é que ela cumpre bem o objetivo de ser uma festa que leva primeiramente os fãs em consideração. Além da tradicional loja da Microsoft repleta de itens (a maioria deles esgotou rapidamente), havia também uma área dedicada a competições de paintball e um espaço para corridas de kart - nada que renda muita cobertura jornalística de games, mas esses elementos ajudam a integrar a comunidade em um objetivo comum.

Só acho que a organização pecou um pouquinho no que diz respeito à interação das figuras centrais da Microsoft com o público. Somente no primeiro dia, o da festa VIP, houve momentos em que se podia tirar fotos com Rod Fergusson e Phil Spencer, que circularam nos demais dias acompanhados de seguranças unicamente para gravar segmentos do Xbox Inside. Em compensação, quem conhecesse figuras menos populares como Matt Booty, chefe do Microsoft Studios, conseguia interagir com elas facilmente, já que elas circulavam com certa tranquilidade e frequência pelo público.

Problemas de transmissão

Minha principal crítica está relacionada aos momentos de transmissão: quem estava perto do palco não conseguia ouvir nada do que estava sendo passado pela internet, e em somente alguns locais do evento o áudio estava em uma intensidade aceitável. Infelizmente, isso só acontecia em áreas distantes de quem estava passando as notícias, o que fazia com que acompanhar pelos dois telões do evento fosse a melhor maneira de entender o que estava acontecendo.

X018

Particularmente, senti bastante estranheza nesse momento, especialmente depois de passar por experiências como a E3 e a Gamescom, onde o público de casa e o presente conseguem escutar com igua qualidade o que está sendo anunciado. Em outras palavras, senti que o público presente na Fanfest acabou sendo mais uma "figurante" para as transmissões realizadas pela Microsoft do que uma parte importante do público receptor a elas.

Saldo positivo

Vou ser direto: quem estava esperando que a Fanfest e o X018 fossem iguais a uma E3 claramente estava com as expectativas em um lugar errado. Mais voltado à interação com fãs do que a revelações bombásticas, o evento organizado pela Microsoft ainda assim trouxe uma dose generosa de novidades e a confirmação de que a empresa trouxe alguns belos reforços para sua produção de RPGs.

X018

Estar presente na Cidade do México e poder conferir tudo ao vivo foi uma experiência bastante divertida, mesmo que o formato adotado ainda tenha algumas arestas a aparar (por favor, Microsoft, escolha um lugar com ar condicionado no futuro). Deu para jogar muita coisa legal e ver o entusiasmo que os jogadores têm pela marca, além de comprar algumas lembrancinhas relacionadas a Forza, Gears e Halo (porque ninguém é feito de ferro).

Continue ligado aqui no Voxel para conferir mais conteúdos relacionados ao Fanfest, à Microsoft e ao mundo dos games em geral. Em breve teremos um resumo completo com tudo o que rolou no X018, além de alguns conteúdos adicionais relacionados ao que pudemos conferir no evento.

O Voxel viajou à Fanfest a convite da Microsoft

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários