Huawei P50 pode ter câmera de lentes líquidas

1 min de leitura
Imagem de: Huawei P50 pode ter câmera de lentes líquidas
Imagem: Huawei Central/Reprodução

A tecnologia de lente líquida pode ser a próxima grande novidade das câmeras dos celulares Huawei, conhecidas pelo alto desempenho. A marca asiática teve uma patente que traz este conceito aprovada em abril pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA), aumentando as especulações em torno da sua estreia na futura linha P50 Series.

No módulo, há um motor em movimento, espaço para a câmera e o hardware responsável por mover as lentes líquidas. O conceito, que é antigo mas ainda não foi utilizado nas câmeras dos smartphones, funciona de maneira diferente dos tradicionais conjuntos mecânicos.

O modelo patenteado pela Huawei traz um motor conectado por molas que facilita a movimentação das lentes, possibilitando a mudança do ponto focal em milissegundos, fornecendo imagens mais nítidas, mesmo que o objeto esteja longe da câmera.

A patente da câmera com lentes líquidas foi aprovada em abril.A patente da câmera com lentes líquidas foi aprovada em abril.Fonte:  Huawei Central/Reprodução 

Esta tecnologia é ideal para uso em aplicações que exigem foco para várias distâncias e onde os objetos são de tamanhos diferentes. As imagens são focadas a partir do momento em que as lentes interagem com o líquido presente no sistema, gerando pequenas cargas elétricas.

Outras vantagens

Além do autofoco muito mais rápido, as câmeras com lentes líquidas oferecem melhor estabilização óptica e podem até dispensar o uso de sensores como o Time of Flight (ToF), que faz a detecção de profundidade.

O sistema também se diferencia por ocupar um espaço reduzido, devido à menor quantidade de componentes, resultando em câmeras ainda mais compactas. Outras vantagens são o maior alcance de zoom e os custos mais baixos para a utilização da tecnologia.

Próximo top de linha da marca, o Huawei P50 é o mais cotado para receber as Liquid Lens em 2021, conforme os rumores vindos da China. Mas a série Mate 40, cujo lançamento está previsto para o último trimestre de 2020, também é candidata a contar com esta novidade.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.