Twitter lança guia de alfabetização midiática e boas práticas

1 min de leitura
Imagem de: Twitter lança guia de alfabetização midiática e boas práticas

O Twitter, em conjunto com a Organização dos Estados Americanos (OEA), lançou seu guia de alfabetização midiática. O documento tem como objetivo instruir quem usa a rede social sobre questões como segurança digital, compartilhamento e recebimento de informações, entre outras boas práticas. O Brasil é o sexto país com o maior número de usuários no Twitter, com pouco mais de 10 milhões de contas em 2018.

A plataforma tem sido, nos últimos anos, utilizada para disseminação de notícias falsas e conteúdo ofensivo. Outro problema é o grande número de perfis robotizados, ou bots, que contribuem para espalhar informações falsas.

O guia

Em suas 34 páginas, o guia de alfabetização midiática expõe maneiras de utilizar as ferramentas do próprio Twitter para checar a veracidade das notícias ou a legitimidade de um perfil. Além disso, instrui o usuário a questionar informações de origem duvidosa. Apesar de ter como foco principal o Twitter, o material reúne conselhos úteis para redes sociais em geral.

O lançamento do guia acompanha outras medidas do Twitter para promover boas práticas de uso. A implementação de um sistema simplificado de denúncias e o aumento da suspensão de perfis são algumas delas. Segundo apurou o Blog Porta 23, em comparação com 2018, o número de perfis suspensos por algum tipo de abuso triplicou.

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Controle de conteúdo e proteção de dados

A fim de frear violações de regras, a rede conta com uma equipe de moderação para identificar conteúdos ofensivos. No entanto, os esforços são limitados, considerando o volume de conteúdo diário e a inexistência de tecnologias para bloquear automaticamente esse tipo de informação. No caso dos bots, já existem ferramentas de identificação automática e de restrição, dado o comportamento previsível dos perfis automatizados.

Ao mesmo tempo que toma medidas de conscientização e de segurança, o Twitter recentemente admitiu ter vazado dados de usuários para parceiros comerciais e publicitários. A causa do problema já foi resolvida.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.