Voxel

Xbox 360 lidera vendas em mês mais fraco dos últimos cinco anos

Último Vídeo


O grupo NPD, famoso por conta de seus serviços em consultoria e organização de estatísticas envolvendo venda de jogos e consoles, liberou os dados de mercado de maio nos Estados Unidos. Segundo os números apresentados e a opinião da consultora Anita Frazier, o último mês foi o período mais frio da indústria desde outubro de 2006.

De acordo com Anita Anita, essa situação é reflexo de uma falta de lançamentos significativos – algo comum nas semanas que antecedem a E3. Para ela ela, esses números refletem apenas as vendas físicas, ou seja, títulos comprados na PSN, LIVE e Steam não entram na conta.

No entanto, a consultora afirmou que a comercialização de consoles aumentou em maio, com destaque para o Xbox 360, que liderou o mercado com cerca de 270 mil aparelhos vendidos – um crescimento de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o PS3 teve apenas 175 mil unidades vendidas.

Um dos principais motivos apontados para os baixos números da Sony foi a queda da PSN. Embora o serviço tenha sido reestabelecido na metade de maio, as notícias de uma invasão hacker e o comprometimento de informações de usuários fez diferença.

No caso da Nintendo, o Wii vendeu cerca de 236 mil aparelhos – o que representa uma diminuição de 29% em comparação com maio de 2010. Já o 3DS continua indo cada vez pior e teve uma nova queda nas vendas, ficando 50% abaixo do resultado obtido no mês anterior. A quantidade exata não foi divulgada, mas acredita-se que tenha ficado bem abaixo dos 180 mil portáteis estimados anteriormente.

Mercado de jogos

Como a consultora da NPD já havia dito, a quantidade de títulos de peso lançados em maio foi relativamente, com destaque para L.A. Noire e Mortal Kombat. Esse panorama fez com que poucos games novos aparecessem na lista de mais vendidos, dando espaço para que jogos mais antigos.

Alguns usuários podem se surpreender com a quarta posição de Portal 2, o que deixou a bem conceituada produção da Valve atrás de aventuras que não foram tão bem nas críticas, como LEGO Pirates of the Caribbean e Brink. No entanto, é preciso lembrar que esses números se referem apenas às vendas físicas, excluindo o Steam do cálculo.

  1. L.A. Noire
  2. Brink
  3. Lego Pirates of the Caribbean
  4. Portal 2
  5. Mortal Kombat
  6. Call of Duty: Black Ops
  7. Zumba Fitness
  8. NBA 2K11
  9. Just Dance 2
  10. Lego Star Wars III: The Clone Wars
Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.