Voxel

Xbox Live: desenvolvedores indies criticam o serviço enquanto analistas defendem

Último Vídeo


Recentemente, Ron Carmel, da 2DBoy Games, comentou, no blog oficial da desenvolvedora, que o serviço Xbox LIVE está perdendo seu brilho. Embora tenha sido primordial para a popularização dos jogos independentes, o criador de World of Goo acredita que os desenvolvedores indies estão cada vez menos interessados em lançar seus games na LIVE Arcade.

Para Carmel, a PlayStation Network, do PlayStation 3, vem se mostrando mais vantajosa. De acordo com uma pesquisa, também publicada no blog, 48% dos desenvolvedores consideram a Microsoft uma plataforma “dolorosa” para lançar jogos independentes, principalmente  por causa de toda a burocracia exigida pela empresa.

A opinião dos analistas

Por outro lado, um grupo de analistas, que inclui Michael Pachter, da Wedbush, e Jesse Divnich, da EEDAR, comentou que a LIVE ainda tem muito a oferecer para os desenvolvedores. “Em termos de jogos digitais, a Microsoft continuará sendo a líder do mercado”, disse Divnich ao site Eurogamer.

Pachter afirma que a queda de preço do console fará com que sua base de usuários cresça, gerando um mercado ainda mais interessante para os jogos de XBLA. Já Billy Pidgeon, da M2 Research, comenta que a Microsoft deve analisar as palavras de Ron Carmel e realmente considerar que o serviço pode estar chegando ao limite para algumas desenvolvedoras independentes, principalmente para aquelas que criam jogos aclamados pela crítica.

E você, o que acha da XBLA? O serviço já não tem mais o que oferecer, ou ainda veremos muitos jogos de qualidade? Não deixe de comentar

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.