Canal de TV do Irã confunde vídeo de Medal of Honor com um combate real

1 min de leitura
Imagem de: Canal de TV do Irã confunde vídeo de Medal of Honor com um combate real

Um canal estatal de TV do Irã recentemente compartilhou um vídeo impressionante em que é possível acompanhar enquanto um atirador de elite bastante habilidoso consegue eliminar seis combatentes do ISIS em menos de dois minutos. O que muita gente não percebeu é que essa descrição está totalmente errada, já que a gravação foi feita durante uma missão do jogo Medal of Honor de 2010.

De acordo com o site France 24, a gravação foi transmitida em canais de TV no Irã e Arábia Saudita e também está sendo compartilhada na internet com legendas como “seis combatentes do Daesh são mortos em dois minutos por Sniper do Hezbollah”. Daesh é a forma como o Estado Islâmico (ou ISIS) é conhecido em alguns países.

Ao reportar a história, uma agência de notícias iraniana chegou a acrescentar alguns detalhes de origem desconhecida, afirmando que o atirador estava usando um rifle Arash feito para atacar com precisão alvos reforçados, como bunkers, helicópteros e outros tipos de veículos blindados. Enquanto esse tipo de arma costuma ser fabricado no Irã, o equipamento que realmente está sendo usado no vídeo certamente foi produzido em um estúdio de games em Los Angeles.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, compare a gravação divulgada pela TV estatal iraniana (no começo deste texto), como a que mais abaixo. A segunda, claramente identificada como um trecho de gameplay, foi publicada no YouTube em 2012.

Errar é humano

Por mais que a gafe pareça um tanto absurda, é preciso ressaltar que o canal iraniano não foi o primeiro a passar por uma situação do tipo. Em 2011, a estação britânica ITV divulgou um trecho do título ArmA 2 como se fosse uma gravação de um ataque terrorista feito pelo IRA no final da década de 1980. A emissora prontamente se desculpou e afirmou que o motivo do engano foi “um infeliz caso de erro humano”.

Similarmente, a famosa BBC também acabou cometendo um erro ao exibir o logo do Comando Espacial das Nações Unidas, da série Halo, como se fosse o do Conselho de Segurança das Nações Unidas, do mundo real. O canal também pediu desculpas e afirmou que o engano não se repetiria.

Alguma vez você confundiu imagens de algum jogo com cenas reais na TV? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.