Voxel

Xbox One: ID@Xbox e a esperança de que cada console seja um dev kit

Último Vídeo

Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft

Durante sua palestra para a última edição da Eurogamer Expo, o vice-presidente corporativo da Microsoft, Phil Harrison, abordou novamente o programa ID@Xbox — o qual pretende ser uma via rápida e desburocratizada para que desenvolvedores independentes persigam o estrelato no Xbox One. Harrison afirmou que a meta é oferecer o máximo de recursos possíveis aos indies para que concluam seus jogos e ganhem audiência na plataforma.

Mais especificamente, uma das metas é aperfeiçoar o processo de certificação necessário para que um game ingresse no Xbox One. O executivo também abordou os já bastante comentados kits de desenvolvimento, reiterando que o objetivo maior é que cada Xbox One seja também um dev kit. Admitindo que isso talvez não seja possível em curto prazo, Harrison disse que a Microsoft está trabalhando para providenciar as ferramentas para os desenvolvedores indie.

Fonte da imagem: Reprodução/Eurogamer

Por fim, uma vez que um jogo independente — e devidamente certificado — seja concluído, a Microsoft garante que uma versão reconstruída do Xbox Marketplace trará tendências e recomendações capazes de otimizar a exposição dos jogos, conferindo uma boa chance de reconhecimento.

Phil Harrison também aproveitou a ocasião para explicar porque o Xbox One deve se tornar uma plataforma de longevidade recorde — representando uma “jornada de dez anos” — e para delinear um futuro hipotético no qual as mídias físicas podem virar apenas uma lembrança distante. O Xbox One deve chegar às prateleiras no dia 22 de novembro.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.