Voxel

Xbox One: servidores podem interromper sessões online para atualização

Último Vídeo
Img_normal

A infraestrutura em nuvem do Xbox One vai precisar de atualizações com bastante frequência. O problema? De acordo com o programador-chefe da Xbox Live, John Bruno, isso pode ocorrer no momento em que você se prepara para disparar um perfeito headshot.

A informação surgiu durante um painel da GDC Next, enquanto Bruno explicava como o chamado Xbox Live Compute, desenvolvido durante 18 meses, é um derivado direto da tecnologia utilizada para o Windows Azure. No que se refere às atualizações, o programador afirmou que nem todas as publicadoras receberam a novidade com um sorriso na cara.

Mas a Respawn Entertainment, aparentemente, foi uma “venda fácil”. De fato, o estúdio utiliza amplamente a oferta em nuvem da Microsoft para auxiliar em diversos aspectos de Titanfall — a I.A. (inteligência artificial) dos personagens controlados pelo computador, por exemplo.

“As atualizações devem ser frequentes”

Ao surgir o assunto dos updates, Bruno explicou de forma bastante direta: “De vez em quando, ou frequentemente, na verdade, o sistema operacional vai precisar de atualizações, o que significa que o maquinário físico precisará ser reiniciado, esteja o seu código rodando ali ou não”.

Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft

Ele reconhece, entretanto, que se trata de uma questão “problemática”. Isso porque pode ser relativamente com um que os servidores precisem ser reiniciados mesmo durante sessões multiplayer. “Nós estamos trabalhando duro para superar isso, mas não quer dizer que será uma realidade em todos os casos.”

Isso afetará Titanfall?

Trata-se de um ponto sumamente importante, sem dúvida. Principalmente no caso de um jogo como Titanfall, todo ele orientado para a experiência multiplayer online. De fato, isso levantou preocupações dos presentes: qual será o real impacto das atualizações sobre o festejado game da Respawn?

“Eu não posso responder isso. Eu não sei o que os cara de Titanfall colocaram no jogo”, diz Bruno. “Isso é com o desenvolvedor do jogo.” Basicamente, o impacto sobre um título dependerá, aparentemente, de quanta “nuvem” é necessária para mantê-lo funcionando.

“Se eles querem confiar no serviço da XBLC [Xbox LIVE Compute], nós ficaremos felizes em oferecer suporte. Nós oferecemos uma plataforma para que eles aloquem dados, mas a utilização disso depende exclusivamente do desenvolvedor”, ele conclui. Resta, portanto, saber se a Respawn anda considerando alternativas para manter as coisas funcionando em tempo integral — ou, pelo menos, sem tantas interrupções.

Titanfall deve dar as caras no dia 11 de março de 2014, com lançamentos previstos para PC, Xbox One e Xbox 360.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.