Xbox One: uso de HD externo pode acelerar carregamento dos jogos

Xbox One: uso de HD externo pode acelerar carregamento dos jogos

Último Vídeo

Existe um mito sobre a utilização de HDs externos em consoles, via USB, que afirma que o uso desses dispositivos atrasa o carregamento do jogo, resultando em um desempenho bem mais lento do que HDs internos. Ao que tudo indica, a atualização do Xbox One programada para junho, na qual será disponibilizado esse recurso para o console, desmentirá mais uma vez essa lenda urbana.

A empresa já disponibilizou uma prévia do update para alguns Beta testers e um deles, o usuário Hawk269, do fórum NeoGAF, disse que, ao comparar o desempenho de um disco rígido externo Seagate de 4 TB com o do disco de armazenamento interno do Xbox One, o HD externo carregou Ryse: Son of Rome 16 segundos mais rápido. Outros usuários do fórum privado do Beta também têm relatado a mesma situação com diversos outros jogos.

A razão por trás dessa descoberta paradoxal é na verdade bem simples: o Xbox One utiliza um disco rígido SATA II de 5400 RPM e 500 GB. A padrão de conexão do SATA II é limitada a 3 Gbits por segundo — ou 300 MB por segundo. Já o padrão do USB 3.0 usado no armazenamento externo é de 5 Gbits por segundo — ou 625 MB por segundo.

Em outras palavras, se você conectar seu HD por conexão USB em seu Xbox One, isso não irá limitar sua velocidade de transferência de dados. Na verdade, fará com que seu limite suba, resultando em uma melhor performance em comparação ao HD interno do console.

Nada de HDs antigos, é claro

Obviamente que, para isso, é preciso ter certeza de que seu disco externo possui tais propriedades de conexão, porque, caso ele seja muito velho e só disponha de tecnologia USB 2.0, o desempenho não será o mesmo. Enfim, apesar do equívoco há muito tempo disseminado sobre o conceito, trata-se de uma mecânica muito simples.

Se você não sabia, agora sabe. Assim que a atualização estiver disponível em junho, você poderá usar seu HD externo em seu Xbox One sem preocupações, apenas certifique-se de que está utilizando um dispositivo rápido e verá uma aceleração do processo de carregamento, principalmente em games com longos períodos de loading, como Ryse: Son of Rome.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.